Eco-Parque Empresarial de Estarreja
O Eco-Parque Empresarial de Estarreja representa uma das respostas, em termos de políticas públicas, a um duplo desafio com que o município de Estarreja se encontra confrontado. Por um lado, reconhece-se a necessidade de diversificar as dinâmicas de criação de riqueza no concelho que a história recente concentrou no complexo químico de Estarreja. Por outro lado, reconhece-se também a necessidade de superar a imagem ambientalmente negativa a que o concelho tende a ser associado.
O Parque Empresarial, que procura atrair e/ou fixar empresas no concelho, assume várias preocupações de ordem ambiental, desde a aprovação dos instrumentos de gestão territorial às infra-estruturas e serviços básicos, passando pelos generosos espaços verdes previstos. A localização junto ao complexo químico permite também valorizar alguns dos factores de atractividade tradicionais, nomeadamente os elevados níveis de acessibilidade que as novas infra-estruturas rodoviárias vieram acentuar.
A autarquia procurou também criar condições favoráveis para proporcionar os “novos” factores de atractividade. Reconhecendo a importância do acesso a centros de investigação, a Autarquia tem procurado estabelecer uma articulação institucional formal com a Universidade de Aveiro. O protocolo que será assinado, relativo á Incubadora em Rede, é um exemplo paradigmático dessa relação, ainda que essencialmente simbólico nesta fase (a incubadora funcionará provisoriamente noutro espaço, no centro da cidade, ainda que esteja prevista a sua localização futura no Parque). A Incubadora em rede é um projecto recente e inovador no contexto nacional, em que os serviços de incubação da Universidade de Aveiro são parceiros de programas de empreendedorismo e dos espaços de incubação criados (ou a criar) em cada um dos municípios da NUTS III do Baixo Vouga.
A empresa que será visitada, a TENSAI, constitui, também ela, um exemplo paradigmático dos objectivos que a Autarquia pretende alcançar. Trata-se de uma empresa moderna, com excelente ambiente de trabalho, inovadora, com acentuada vocação exportadora, elevado conteúdo tecnológico (nomeadamente em termos do impacto ambiental dos seus produtos) e com manifestas preocupações com o bem-estar dos seus trabalhadores. Acrescem dois elementos adicionais e particularmente curiosos: parte das suas matérias-primas são adquiridas nas empresas do complexo químico de Estarreja e o seu Director Industrial é um engenheiro formado na Universidade de Aveiro.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.