Os objetivos do ciclo de conferências promovido pelo Presidente da República centram-se na urgência de promover reflexão prospetiva sobre alguns problemas da sociedade portuguesa que exigem, pelas implicações estruturais que lhes estão associadas, uma abordagem aprofundada e de caráter multidisciplinar.
Não se pretende elencar medidas ou soluções, tarefa que incumbirá aos órgãos de soberania que têm a exclusiva responsabilidade de legislar e de governar. Tão só identificar os problemas na extensão e complexidade que a sua dimensão estrutural exige, situá-los no tempo longo que melhor permite percecionar o devir e construir cenários verosímeis do seu desenvolvimento.
Em todos os temas está presente a preocupação de desenvolver uma análise comparada dos principais indicadores estatísticos, perceber a sua evolução no tempo e entre territórios, países ou regiões. Os números e a análise comparada poderão não resolver os problemas, mas são um suporte indispensável para os pensarmos com maior rigor e isenção.
O presente documento constitui, assim, um ponto de partida para essa reflexão prospetiva e multidisciplinar, pretendendo orientá-la sem a condicionar, abrir pistas de reflexão em vez de as confinar. Nesta perspetiva, interessa-nos que demógrafos, sociólogos, médicos e técnicos de saúde pública, economistas e outras formações profissionais possam dar o seu contributo para um conhecimento mais alargado dos problemas da sociedade portuguesa.
Pode efectuar o aqui o download o Documento Base da Conferência “Nascer em Portugal”.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.