Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

Roteiro para o
Património

Jornada

Apresentação do Roteiro para o Património Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

O Roteiro para o Património é constituído por uma série de jornadas, incluindo visitas a várias localidades e regiões do País, com vista à defesa, valorização e promoção do património português.

Dando continuidade a intervenções anteriores, o Presidente da República pretende não apenas sensibilizar as diversas entidades, empresas e cidadãos em geral para a importância da preservação do património, mas também salientar alguns exemplos de iniciativa, rigor científico e gestão integrada que têm vindo a ser desenvolvidos nesta área.

É objectivo do Roteiro, acima de tudo, contribuir para uma compreensão alargada do património, que integre as suas diversas vertentes e as enormes potencialidades que ele representa em termos de identidade, coesão e desenvolvimento do País.


"O desenvolvimento para ser justo tem também de ser sustentável, tendo em devida conta a herança que nos compete transmitir às gerações futuras.
As políticas de defesa da qualidade ambiental e de correcção do desordenamento na ocupação do território, quando prosseguidas com bom senso, devem ser encaradas não como limites ao desenvolvimento mas como elementos de inovação e modernização que tornam o País mais competitivo."
Aníbal Cavaco Silva, Discurso de tomada de posse


"Desejamos, (…), um Portugal que se reveja no melhor do seu património histórico e cultural e que saiba, não só preservá-lo, mas também promovê-lo e torná-lo maior, na riqueza e criatividade das suas manifestações"
Aníbal Cavaco Silva, Sessão solene do 10 de Junho de 2006


"Portugal tem uma História de séculos, que nos diferencia e nos identifica. Deixámos marcas por todo o Mundo. Falamos uma língua que é partilhada por milhões de seres humanos. Possuímos um património material e imaterial que temos a obrigação de preservar e legar às gerações vindouras. É em torno da defesa desse património e dessa cultura multissecular que, sem saudosismos ou passadismos de qualquer espécie, deve ser construído um novo sentimento patriótico."
Aníbal Cavaco Silva, Sessão Comemorativa do 25 de Abril de 2007


"Não me resigno aos sinais de degradação do ambiente e do património cultural com que nos deparamos em tantos lugares e povoações, que antes deveríamos preservar e promover, como herança de que usufruímos e que teremos, por nossa vez, de legar aos nossos filhos e netos.
A preservação do espaço que habitamos, assim como do património que herdámos, são dois elementos decisivos para o reforço da nossa identidade comum."
Aníbal Cavaco Silva, Sessão solene do 10 de Junho de 2007


© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.