É com muita satisfação que recebemos Vossa Excelência, Senhor Presidente, bem como a distinta comitiva que o acompanha, nesta Visita de Estado a Portugal.
Quero expressar o quanto nos deixa honrados esta sua primeira Visita ao nosso país, que constituirá, estou certo, um importante contributo para o reforço do relacionamento entre Portugal e a Bulgária, aos mais diversos níveis.
Muito nos sensibiliza que tenha aceitado o convite que lhe dirigi aquando da minha visita à Bulgária, em junho último. A regularidade dos nossos encontros, também no âmbito do Grupo de Arraiolos, é um testemunho sólido da amizade entre os nossos países e entre os nossos povos. Recordo com particular apreço a participação de Vossa Excelência na reunião de Braga do Grupo de Arraiolos, em setembro de 2014. Tivemos então a oportunidade de discutir em profundidade temas de inquestionável relevância, como é o caso das migrações.
Senhor Presidente,
Em Sófia, há alguns meses, ambos concordámos ser possível fazer muito mais para conferir ao nosso relacionamento bilateral uma dimensão consentânea com a nossa longa história comum e com o excelente entendimento político que vigora entre os nossos países.
Têm sido dados passos importantes no plano económico e comercial, como a constituição da Câmara de Comércio Búlgaro-Portuguesa e a assinatura de um Protocolo de Cooperação no domínio do turismo, que será amanhã complementado com a celebração de um Protocolo na vertente específica da formação para o turismo.
Em termos globais, o relacionamento económico entre os nossos dois países está, no entanto, aquém das potencialidades existentes.
É preciso dar continuidade a estas iniciativas e congratulo-me pelo encontro que Vossa Excelência irá manter amanhã com empresários portugueses. Importa identificar e promover novas oportunidades de negócio e investimento entre empresários portugueses e búlgaros.
Somos parceiros na União Europeia e na NATO e, reitero, mantemos um relacionamento político de excelência.
Espero, assim, que se possa continuar a aprofundar a cooperação bilateral em áreas como os transportes, nomeadamente nos portos, na ferrovia e nas infraestruturas rodoviárias, as tecnologias de informação ou as soluções de “e-governance”.
Senhor Presidente,
A melhoria do conhecimento recíproco entre os nossos povos passa também pela promoção do interesse em torno da língua e da cultura dos dois países. Se dúvida houvesse, bastaria relembrar um verso do poeta búlgaro Nikolai Kanchev: “No fim do mundo, onde o mundo acaba, está a Palavra”.
Pude testemunhar em Sófia, e com grande apreço, o muito que ali já vem sendo feito ao nível do ensino de português. Espero que se continue a dinamizar o intercâmbio de jovens e a curiosidade recíproca sobre a produção cultural contemporânea dos dois países.
Como bem sabemos, a União Europeia depara-se com sérios desafios, desafios que irão requerer uma firme solidariedade entre os Estados-Membros, uma boa dose de criatividade e muito bom senso. Simultaneamente, precisamos de continuar a desenvolver esforços na promoção do crescimento e do emprego; na implementação de políticas europeias fortes no domínio dos investimentos estruturais e do funcionamento do mercado único incluindo a componente digital; na União para a Energia e nas interconexões energéticas. E parece-me igualmente imprescindível revigorar a ligação afetiva entre os cidadãos e o projeto europeu.
Nesse contexto, apraz-me saudar a adesão da Bulgária ao Centro Norte-Sul do Conselho da Europa. Esta adesão vem corroborar e reforçar a importância daquela plataforma de diálogo solidário, num momento em que a ação do Centro em favor da educação global para a cidadania e para o diálogo intercultural se torna especialmente relevante.
Senhor Presidente,
Permito-me sublinhar uma vez mais a importância de que se reveste esta visita de Vossa Excelência. Os encontros que hoje manteve e o encontro empresarial que amanhã terá lugar darão, por certo, um renovado ímpeto ao nosso relacionamento. Os nossos países partilham história, projetos comuns, valores fundamentais e denotam, cada vez mais, um forte interesse recíproco.
A sua visita, assim o espero, Senhor Presidente, assumir-se-á como um novo marco na cooperação cada vez mais estreita dos nossos países nos planos bilateral, europeu e internacional.
É neste espírito que peço a todos que se juntem a mim num brinde à saúde e felicidade pessoal do Presidente Rosen Plevneliev, à amizade entre Portugal e a Bulgária e à prosperidade crescente dos nossos povos.
Muito obrigado.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.