Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Cerimónia de despedida das Forças Armadas
Cerimónia de despedida das Forças Armadas
Lisboa, 17 de fevereiro de 2016 ler mais: Cerimónia de despedida das Forças Armadas

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Mensagem do Presidente da República dirigida às Comunidades Portuguesas no Estrangeiro por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Lamego, 9 de junho de 2015

Neste Dia de Portugal, quero saudar muito calorosamente a Diáspora portuguesa.

Faço-o a partir de Lamego, que este ano acolhe as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, cidade profundamente ligada à fundação da nacionalidade. O seu papel na História de Portugal torna-a, assim, num lugar ideal para evocarmos o passado e pensarmos o futuro do nosso País. Esta reflexão nunca poderá dispensar o contributo fundamental das Comunidades Portuguesas no estrangeiro.

Desde que tomei posse como Presidente da República, sempre procurei sublinhar o orgulho que nos inspiram os Portugueses da Diáspora e o muito que fazem para projetar, por todo o mundo, a imagem do Portugal inovador e empreendedor que devemos continuar a edificar. São verdadeiros embaixadores da portugalidade.

No contexto das minhas deslocações oficiais ao estrangeiro, encontrei comunidades dinâmicas, portugueses bem integrados, que se destacam nas empresas, na cultura, na cidadania, no desporto, na vida política, na ciência e em tantos outros domínios.

Conheci e contactei com portugueses notáveis, uma verdadeira comunidade de talentos que muito nos orgulha e enriquece como Nação. São portugueses que, apesar de viverem nos cinco continentes, querem cultivar e reforçar os laços com a sua terra de origem.

Caros Compatriotas,

Como sabem, Portugal cumpriu um exigente Programa de Assistência Económica e Financeira que, numa altura de emergência nacional, foi obrigado a estabelecer com as instituições internacionais.

Encerrado esse Programa, uma outra página se abre. Iniciámos uma nova fase da vida nacional e temos razões de confiança no futuro do País.

Apesar de muito haver ainda a fazer, a economia portuguesa apresenta-se mais competitiva, sustentável e integrada na economia global.

O desemprego está a baixar. Os produtos portugueses conquistaram novos mercados. Corrigimos os desequilíbrios das contas do Estado e reganhámos acesso aos mercados de financiamento externo.

As instituições e os investidores estrangeiros têm vindo gradual e paulatinamente a dar sinais de renovada confiança em Portugal.

Considero a Diáspora portuguesa uma das grandes vantagens competitivas do nosso País.

Com o objetivo de aproximar as Comunidades e de estimular outros modos de relacionamento entre os portugueses e os seus compatriotas que vivem longe da Pátria, promovi a instituição do Prémio Empreendedorismo Inovador da Diáspora e a constituição do Conselho da Diáspora Portuguesa.

São iniciativas que devem inspirar laços mais fortes entre todos, para que nunca se esqueçam das vossas raízes à terra onde tudo começou.
Apraz-me reconhecer o quanto a vossa ação tem sido relevante na credibilização externa do nosso País.

Recordando que estamos em ano de eleições, apelo, neste Dia de Portugal, neste vosso dia, a que mantenham um elevado espírito de patriotismo e de participação cívica na vida política nacional.

Quero deixar-vos a certeza de que Portugal reconhece e agradece o tanto que fazem pelo nosso e vosso País. É a esperança num futuro melhor que nos deve juntar a todos em nome de Portugal.

A todos vós e às vossas famílias, formulo os meus mais sinceros votos de sucessos profissionais e pessoais.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.