É com muito gosto que me associo às comemorações do 25º aniversário da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva e dos 20 anos do Museu com o mesmo nome.
Felicito a equipa responsável pela excelente programação que tem sido levada a cabo, e, em especial, pela exposição que tenho o prazer de hoje inaugurar na presença do galerista que sempre promoveu e dignificou a obra de Vieira da Silva e Arpad no panorama internacional.
Acompanhei de perto, enquanto primeiro-ministro, o processo de instituição da Fundação, em 1990, a concretização de um sonho de Maria Helena Vieira da Silva, e, cinco anos depois, a inauguração deste museu.
Os Portugueses estão decerto gratos à pintora por ela ter escolhido o seu País e a sua cidade natal para aqui deixar o seu arquivo e instalar o principal espaço dedicado ao estudo e à divulgação da sua obra.
Passados 25 anos, a Fundação tem razões para estar orgulhosa pelo trabalho que desenvolveu para realizar e manter vivo o sonho da pintora.
Gostaria, por isso, de felicitar, na pessoa do seu presidente, Dr. António Gomes de Pinho, todos aqueles que tornaram possível e consolidaram, com o seu empenho e o seu trabalho, tanto o Museu como a Fundação.
Gostaria ainda de evocar, neste momento, a memória do arquiteto Sommer Ribeiro, e de deixar uma palavra de muito apreço por tudo quanto fez por este projeto.
O número e a qualidade das iniciativas organizadas com vista a promover as obras de Vieira da Silva e Arpad Szenes, desde exposições a outras atividades pedagógicas e artísticas, demonstram a vitalidade desta instituição.
Os cursos para jovens, as residências para pintores e a colaboração com outros museus, nacionais e estrangeiros, são a prova de que a Fundação soube integrar-se e interagir com a comunidade, dando a conhecer não só as obras de Arpad e de Vieira da Silva, mas também as de artistas que com eles conviveram.
Através da Fundação, Portugal tem sabido honrar a memória daquela que é, porventura, a maior e a mais conhecida internacionalmente dos artistas plásticos portugueses do século XX.
Por esse motivo e em sinal de público reconhecimento, decidi distinguir a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva como Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.
Muito obrigado.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.