Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República por ocasião da Homenagem ao Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite em Vale de Cambra
Vale de Cambra, 2 de Julho de 2010

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra,
Senhor Presidente da Assembleia Municipal,
Família do Comendador Álvaro da Costa Leite,
Senhoras e Senhores,

É com grande satisfação e orgulho que recebo das suas mãos, Senhor Presidente da Câmara, as Chaves desta Cidade. Agradeço e saúdo calorosamente a população de Vale de Cambra.

A inauguração desta ampla Praça é um acto de homenagem à memória do Comendador Álvaro da Costa Leite e uma iniciativa que enobrece o município de Vale de Cambra e os seus autarcas, que souberam enaltecer o exemplo de dinamismo e espírito empreendedor de um homem que foi a síntese das virtudes dos habitantes desta cidade.

Homenagear Álvaro da Costa Leite é, além de um acto de justiça, um gesto de pedagogia cívica. Porque a virtude cívica é algo que se ensina - e se aprende - através do exemplo. E os exemplos virtuosos devem ser divulgados a todos e para o bem de todos.

No nosso tempo necessitamos de modelos, de verdadeiras referências de vida. Personalidades que, pelo seu carácter, constituam um padrão de conduta, para as quais possamos olhar e dizer: «sigam aquele exemplo».

O trajecto de vida de Álvaro da Costa Leite é exemplar. Lançou grandes empresas, criou riqueza no seu país, deu trabalho a muitas famílias de várias gerações. Demonstrou que é possível construir um grupo económico, expandi-lo, fazê-lo vingar no mercado internacional e estendê-lo ao sector financeiro.

Nos tempos de crise que vivemos, vale a pena sublinhar a sua capacidade empreendedora, o espírito de iniciativa, a abertura à inovação e à assunção de riscos, a coragem e determinação com que enfrentava as dificuldades. Lembrando-o, alguns empresários sentir-se-ão porventura mais motivados para agir, ultrapassar receios e incertezas, procurar no mercado global novas oportunidades de negócio.

A fibra que Álvaro da Costa Leite demonstrou no mundo empresarial foi a mesma que veio a revelar como cidadão e homem de causas, como empreendedor preocupado com o futuro do seu país. Por isso festejou com alegria o 25 de Abril de 1974. Por isso se fez autarca. Por isso se destacou no associativismo empresarial. Por isso, enfim, deixou a sua marca indelével nos lugares onde esteve e nas pessoas que tiveram o privilégio de o conhecer.

«Rumo ao futuro, na dinâmica de sempre», era um lema de vida de Álvaro da Costa Leite. E muitas vidas foram tocadas por essa sua vida. Álvaro da Costa Leite sempre esteve atento às necessidades dos outros, nunca perdeu de vista os valores essenciais da dignidade humana.

A atenção ao outro, a preocupação com os mais carenciados, a consciência da responsabilidade social são princípios fundamentais nos tempos que vivemos. Desde há muito, desde o início do meu mandato, tenho chamado a atenção para esses princípios, procurando que os Portugueses se mobilizem em torno deles. Daí que seja com o maior gosto que me associo a esta homenagem a uma grande personalidade do Portugal contemporâneo, um exemplo de vida.

O percurso biográfico do nosso homenageado é, de facto, um exemplo mobilizador, uma fonte de inspiração. Saúdo, pois, mais uma vez, este gesto da edilidade de Vale de Cambra.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.