Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Hospital das Forças Armadas
Visita ao Hospital das Forças Armadas
Lisboa, 19 de janeiro de 2016 ler mais: Visita ao Hospital das Forças Armadas

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República por ocasião da Homenagem ao Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite em Vale de Cambra
Vale de Cambra, 2 de Julho de 2010

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra,
Senhor Presidente da Assembleia Municipal,
Família do Comendador Álvaro da Costa Leite,
Senhoras e Senhores,

É com grande satisfação e orgulho que recebo das suas mãos, Senhor Presidente da Câmara, as Chaves desta Cidade. Agradeço e saúdo calorosamente a população de Vale de Cambra.

A inauguração desta ampla Praça é um acto de homenagem à memória do Comendador Álvaro da Costa Leite e uma iniciativa que enobrece o município de Vale de Cambra e os seus autarcas, que souberam enaltecer o exemplo de dinamismo e espírito empreendedor de um homem que foi a síntese das virtudes dos habitantes desta cidade.

Homenagear Álvaro da Costa Leite é, além de um acto de justiça, um gesto de pedagogia cívica. Porque a virtude cívica é algo que se ensina - e se aprende - através do exemplo. E os exemplos virtuosos devem ser divulgados a todos e para o bem de todos.

No nosso tempo necessitamos de modelos, de verdadeiras referências de vida. Personalidades que, pelo seu carácter, constituam um padrão de conduta, para as quais possamos olhar e dizer: «sigam aquele exemplo».

O trajecto de vida de Álvaro da Costa Leite é exemplar. Lançou grandes empresas, criou riqueza no seu país, deu trabalho a muitas famílias de várias gerações. Demonstrou que é possível construir um grupo económico, expandi-lo, fazê-lo vingar no mercado internacional e estendê-lo ao sector financeiro.

Nos tempos de crise que vivemos, vale a pena sublinhar a sua capacidade empreendedora, o espírito de iniciativa, a abertura à inovação e à assunção de riscos, a coragem e determinação com que enfrentava as dificuldades. Lembrando-o, alguns empresários sentir-se-ão porventura mais motivados para agir, ultrapassar receios e incertezas, procurar no mercado global novas oportunidades de negócio.

A fibra que Álvaro da Costa Leite demonstrou no mundo empresarial foi a mesma que veio a revelar como cidadão e homem de causas, como empreendedor preocupado com o futuro do seu país. Por isso festejou com alegria o 25 de Abril de 1974. Por isso se fez autarca. Por isso se destacou no associativismo empresarial. Por isso, enfim, deixou a sua marca indelével nos lugares onde esteve e nas pessoas que tiveram o privilégio de o conhecer.

«Rumo ao futuro, na dinâmica de sempre», era um lema de vida de Álvaro da Costa Leite. E muitas vidas foram tocadas por essa sua vida. Álvaro da Costa Leite sempre esteve atento às necessidades dos outros, nunca perdeu de vista os valores essenciais da dignidade humana.

A atenção ao outro, a preocupação com os mais carenciados, a consciência da responsabilidade social são princípios fundamentais nos tempos que vivemos. Desde há muito, desde o início do meu mandato, tenho chamado a atenção para esses princípios, procurando que os Portugueses se mobilizem em torno deles. Daí que seja com o maior gosto que me associo a esta homenagem a uma grande personalidade do Portugal contemporâneo, um exemplo de vida.

O percurso biográfico do nosso homenageado é, de facto, um exemplo mobilizador, uma fonte de inspiração. Saúdo, pois, mais uma vez, este gesto da edilidade de Vale de Cambra.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.