Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Mensagem do Presidente da República aos Bombeiros Portugueses, por ocasião da inauguração da Árvore de Natal do Palácio de Belém
Palácio de Belém, 3 de Dezembro de 2009

Saúdo todos os bombeiros portugueses e as suas famílias.

E quero novamente dar público realce à enorme importância do papel desempenhado pelos bombeiros.

São muitos milhares de homens e mulheres, de diferentes idades e condição social, inseridos em mais de 430 associações humanitárias de voluntários e em corporações profissionais.

Todos eles prestam um contributo imprescindível à vida dos seus concidadãos e constituem um pilar da sociedade portuguesa.

Fazem frente a acidentes ou catástrofes – de que os incêndios florestais são apenas um exemplo –, apoiam pessoas doentes, promovem a segurança, a protecção e o socorro das populações e dinamizam a cooperação cultural e económica local.

Os nossos bombeiros fazem tudo isto sobretudo pela gratificação moral que sentem nessa entrega generosa e altruísta à colectividade, num exemplo notável de coragem e motivação solidária pelo serviço público.

Não raras vezes, os bombeiros põem em risco a própria vida. Presto homenagem aos que morreram ou se feriram irremediavelmente em serviço.

Dirijo também uma palavra amiga às famílias dos bombeiros, pois é nos seus mais próximos que se reflecte a angústia e a ausência que a missão de cada um implica.

Mas eu e a minha mulher entendemos dever ir mais longe na demonstração pública do nosso apreço e agradecimento aos bombeiros portugueses, seguindo o exemplo do que já fizemos relativamente a militares e outros membros das forças de segurança.

Hoje, com o apoio dedicado da Liga dos Bombeiros Portugueses, convidamos famílias de bombeiros oriundas de todos os distritos e dos Açores e da Madeira para partilharem connosco a inauguração da árvore de Natal da Presidência da República.

É certamente um gesto muito simples; mas, ainda assim, um gesto que eu gostaria que fosse interpretado como prova da muita admiração e estima que Portugal sente por todos os seus bombeiros.

Aos nossos agradecimentos aos bombeiros portugueses e às suas famílias juntamos os nossos votos de um bom Natal e as maiores felicidades para o próximo ano.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.