Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Lamego, 9 de junho de 2015 ler mais: Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

PRESIDENTE da REPÚBLICA

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Intervenção do Presidente da República na apresentação do Projeto da Sonae Sierra em Bucareste
Bucareste, Roménia, 18 de junho de 2015

Foi com enorme prazer que, no âmbito da Visita de Estado que estou a efetuar à Roménia, pude observar a construção e tomar conhecimento mais detalhado sobre o desenvolvimento do projeto “Park Lake Shopping Center”, uma parceria entre a empresa portuguesa Sonae Sierra e a sociedade Caelum Development.

Um investidor internacional com conhecimento específico do mercado imobiliário local e uma empresa portuguesa especialista na conceptualização, organização e gestão de centros comerciais, juntaram vontades e competências e lançaram este complexo comercial.

Trata-se de uma obra de difícil execução, que preserva um espaço ambientalmente sensível e que terá grande impacto económico e social para Bucareste.

Falamos de um investimento direto de 180 milhões de euros, que irá gerar no mercado local cerca de 2 mil novos postos de trabalho.

A Sonae Sierra é proprietária de 46 centros comerciais, estando presente em quatro continentes e 14 países. Nessas geografias, gere 88 centros comerciais com cerca de 8.300 lojistas. Um excelente desempenho, que merece ser reconhecido e apoiado.

Importa aproveitar as competências e os fatores mais competitivos de cada uma das nossas empresas para, em parcerias estratégicas inteligentes, nos afirmarmos melhor no mercado global.

Este projeto é, sem dúvida, um bom exemplo da dinâmica empresarial portuguesa.

Senhor Presidente da Câmara,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

O bom entendimento entre os nossos dois países e povos, a que acresce a circunstância de termos mais de 100 empresas portuguesas com investimentos na Roménia, demonstra bem que temos terreno fértil para o desenvolvimento de outras parcerias, de novos investimentos e para um aumento dos fluxos comerciais e de serviços.

Portugal é uma economia aberta, com excelentes infraestruturas, condições naturais privilegiadas e um capital humano altamente qualificado.

Numa ampla gama de atividades industriais e de serviços, as empresas portuguesas vivem uma fase sem precedentes de afirmação estratégica, sustentada na inovação e na internacionalização.

Sectores tradicionais, como os têxteis, vestuário e calçado, vinhos e azeite, mármores, cerâmicas e mobiliário, detêm forte posição nos mercados internacionais. Estas empresas passaram por um processo de modernização muito dirigida a objetivos e alcançaram um novo patamar, em termos de capacidade tecnológica, produção de qualidade, moda, “design”, inovação e competências na gestão de cadeias de distribuição e de serviços pós venda.

A economia portuguesa tem hoje, também, vários sectores onde a investigação científica e tecnológica conseguiu excelentes resultados, como as indústrias ligadas ao automóvel e à aeronáutica, as tecnologias de informação e comunicação, a preservação ambiental, o planeamento urbano e a eficiência energética entre outras.

Vale a pena lembrar que Portugal detém crescente reconhecimento internacional pelos seus esforços na produção de energia renovável, que cobre mais de 60 por cento do nosso consumo interno de eletricidade.

Além disso, Portugal tem uma forte presença política e empresarial nos países de língua portuguesa, em África e na América Latina, com raízes que assentam em ancestrais laços históricos e culturais. Portugal é, sem dúvida, uma plataforma privilegiada para esses países, que está aberta às empresas romenas que pretendam trabalhar esses mercados.

Devo confessar que me sinto orgulhoso por ver o notável trabalho que a tecnologia portuguesa, através da Sonae Sierra, está a desenvolver na Roménia.

Quero por isso felicitar todos os parceiros, privados e públicos, as empresas associadas e os colaboradores, portugueses e romenos, pelo empenho e dedicação com que têm desenvolvido este projeto.

Muito obrigado!

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.