Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias
30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias
Lisboa, 8 de janeiro de 2016 ler mais: 30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias

PRESIDENTE da REPÚBLICA

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República por ocasião do Banquete em honra do Presidente da República da Sérvia
Palácio da Cidadela, Cascais, 26 de março de 2012

É com grande satisfação que a minha Mulher e eu damos as boas vindas ao Presidente Boris Tadic, bem como à delegação que o acompanha, nesta primeira Visita Oficial que realiza a Portugal.

Na sua pessoa, Senhor Presidente, Portugal acolhe o Chefe de Estado de um país com quem mantemos laços históricos de estreita amizade e cooperação e que se prepara para partilhar connosco um futuro comum, no quadro da União Europeia.

Data de há mais de um século o estabelecimento de relações económicas entre os nossos países, formalizado pela assinatura, em setembro de 1910, de uma Convenção Comercial entre Portugal e a Sérvia.

Posteriormente, durante a Segunda Guerra Mundial, foi aqui, nesta vila de Cascais, que encontraram refúgio, fugidas do horror nazi, algumas das principais figuras da literatura sérvia, que dedicariam a esta localidade e a Portugal algumas das suas mais belas páginas.

Hoje, Portugal e a Sérvia possuem excelentes relações políticas e diplomáticas, que se têm traduzido no dinamismo assinalável que vem caracterizando o nosso relacionamento económico e cultural.

Senhor Presidente,

A sua visita a Portugal encerra um particular simbolismo, que muito me apraz assinalar. Ela ocorre menos de um mês após a obtenção, pela Sérvia, do estatuto de país candidato à União Europeia.

Portugal orgulha-se de ter estado sempre na linha da frente do apoio à integração europeia da Sérvia. Entendemos que a Sérvia faz parte, por direito próprio, da família europeia, e acreditamos que o alargamento da União Europeia à Sérvia e à região dos Balcãs Ocidentais constitui a concretização de um desígnio histórico do processo de construção europeia.

Estamos convictos de que a integração da Sérvia na União Europeia, para além de reforçar e enriquecer o projeto europeu, contribuirá para a promoção da estabilidade e da segurança na região dos Balcãs Ocidentais, permitindo tirar partido de todo o seu potencial estratégico e económico.

Quero prestar homenagem, nesta ocasião, ao contributo do Presidente Boris Tadic para a manutenção do rumo europeu da Sérvia e para que a Sérvia se constitua como um fator de estabilização e de progresso para toda a região. Um contributo que decorre da coragem política e da determinação com que Vossa Excelência se tem batido pela defesa dos valores da paz, da estabilidade, da justiça e do respeito pelos Direitos Humanos, bem como pela primazia do diálogo e do espírito de compromisso na resolução dos diferendos regionais.

Isso mesmo foi reconhecido, muito justamente, pelo Conselho da Europa, que decidiu atribuir-lhe o seu Prémio Norte-Sul, a ser entregue numa cerimónia a que terei a honra de me associar, amanhã, no cenário solene da Assembleia da República.

Quero assegurar-lhe, Senhor Presidente, que a Sérvia poderá continuar a contar com o apoio de Portugal para que as negociações de adesão à União Europeia possam ter início tão cedo quanto possível. Portugal permanece disponível para contribuir, com a sua própria experiência, para que a implementação das reformas e o cumprimento dos critérios de adesão prossigam a bom ritmo, a fim de que a adesão possa tornar-se uma realidade, num futuro próximo.

Como aconteceu com Portugal e com outros Estados membros, este será, para a Sérvia, um caminho exigente. Mas estou certo de que será trilhado com a mesma firmeza, determinação e espírito de compromisso que lhe permitiram obter o estatuto de país candidato.

O processo de integração europeia da Sérvia irá contribuir para uma ainda maior aproximação entre os nossos países, reforçando os contactos entre os nossos cidadãos e instituições e o intercâmbio cultural, científico e empresarial.

Existe já hoje um quadro contratual favorável ao aprofundamento da nossa cooperação económica. A experiência do setor empresarial português em muitas das áreas definidas pelas autoridades sérvias como prioritárias para o seu desenvolvimento económico - como sejam a construção de infraestruturas, os transportes, a energia, o meio ambiente, a gestão de água, a saúde e as telecomunicações - coloca-o numa excelente posição para reforçar a sua presença no mercado sérvio e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento económico e social do país.

Senhor Presidente,

A qualidade do nosso relacionamento político, assim como os valores e interesses que partilhamos, permitem que olhemos com confiança e ambição para o futuro da nossa cooperação.

Estou convencido de que saberemos, em conjunto, tirar partido do muito que nos aproxima para construir uma parceria cada vez mais estreita, ao serviço da estabilidade, do desenvolvimento e da promoção do bem-estar social e económico dos nossos cidadãos.

É nesse espírito e com essa convicção que peço a todos que se juntem a mim num brinde à saúde e felicidade pessoal do Presidente Boris Tadic, à concretização das aspirações europeias da Sérvia, ao fortalecimento das relações entre os nossos países e à prosperidade crescente dos nossos povos.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.