Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  Profissional de Setúbal,  no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional
Visita ao Centro de Formação Profissional de Setúbal, no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional
Setúbal, 11 de setembro de 2015 ler mais: Visita ao Centro de Formação  Profissional de Setúbal,  no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional

DESTAQUE

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Presidente enviou mensagem ao homólogo alemão Horst Köhler nos 20 anos da queda do Muro de Berlim

O Presidente da República enviou uma mensagem ao seu homólogo da República Federal da Alemanha, Horst Köhler, por ocasião do 20.º aniversário da queda do Muro de Berlim.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:

"Senhor Presidente e Prezado Amigo

Por ocasião das comemorações do 20º aniversário da queda do Muro de Berlim, quero endereçar a Vossa Excelência e a todo o Povo alemão, em nome do Povo Português e no meu próprio, as mais sinceras felicitações.

Os acontecimentos que hoje celebramos tiveram o sinal daqueles que marcam e determinam o sentido da História. A evolução que sofreu o processo de integração europeia é um exemplo particularmente eloquente dos caminhos que a queda do Muro permitiu trilhar, em favor de uma Europa finalmente reconciliada consigo própria.

Aqueles que tiveram o privilégio de viver aqueles dias, com a emoção dos que acreditam na força da democracia e da liberdade, têm o dever de fazer desta celebração um momento de reconfirmação do compromisso com a permanente dignificação dos ideais que conduziram à queda do Muro de Berlim. Será essa a melhor forma de estar à altura do exemplo dos que nunca se resignaram perante a brutal separação para que remetia o “muro da vergonha”, edificado em nome do medo e contra a liberdade.

Nesta data de tão grande valor simbólico, quero, por este meio, associar-me ao justificado júbilo do Povo alemão, reiterando-lhe, Senhor Presidente, as minhas mais calorosas felicitações e a expressão da minha particular consideração e estima pessoal

Aníbal Cavaco Silva"
 

09.11.2009

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.