Vila Nova de Gaia
Fundada em Dezembro de 1999, a Alert está inteiramente dedicado ao desenvolvimento, distribuição e implementação do software clínico ALERT, o qual cria ambientes clínicos sem papel. Com sede no Porto, a empresa mãe iniciou a sua actividade em Dezembro de1999. A ALERT tem sido rentável desde o ano fiscal de 2001. Sem dívida operacional, a ALERT facturou em 2007 mais de 23 milhões de euros, tendo ultrapassado os 4 milhões de euros de resultados líquidos, e mantém um ritmo de crescimento de 100% ao ano. O Grupo conta hoje com uma equipa multidisciplinar de 498 colaboradores, empregando médicos, enfermeiros, psicólogos clínicos, designers, arquitectos, engenheiros informáticos, matemáticos, gestores, linguistas e outros.
Para 2008, a ALERT prevê que mais de 50% do seu volume de negócios resulte de contratos assinados fora do país, resultantes da venda de produtos da família ALERT. A empresa enfrenta frontalmente o desafio do mercado global, estando em curso implementações de produtos ALERT em Itália, Holanda, Malásia, Brasil e E.U.A., o que representa um enorme esforço em operações. Recentemente, o ALERT foi seleccionado para a Central de Compras do Sistema Nacional de Saúde Inglês (NHS). Além disso, a ALERT está a disputar concursos na Suíça (é um dos dois candidatos finais para o fornecimento de software para 39 instituições), na Arábia Saudita, E.U.A., entre outros países, além de se preparar para disputar o fornecimento para a Escócia e País de Gales.
O investimento global anual da ALERT em I+D+I foi de 19,8% dos seus proveitos em 2007 (20,4% em 2006). A ALERT utiliza intensamente o sistema de protecção da propriedade intelectual na sua actividade criativa. Deste facto são exemplo os 16 pedidos de patente apresentados, assim como o registo de marcas internacionais, copyright e modelos de utilidade.
A ALERT está neste momento em processo de auditorias internas com vista à sua certificação em Junho de 2008 de acordo com a ISO 9001 (gestão da qualidade), as normas ISO 14000 e EMAS (gestão ambiental) e normas OH45000 (de gestão da Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho). A empresa pretende ainda iniciar durante o ano de 2008 a implementação do sistema formal de gestão de I+D+I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação).
A ALERT Life Sciences Computing, S.A., prémio inovação Cotec 2007, é uma empresa de capital inteiramente privado, detido maioritariamente pelo seu fundador, o médico e cientista M. Jorge Guimarães, vencedor do Grande Prémio Bial de Medicina 1998, e Prémio Ernst & Young 2007 Emerging Entrepreneur of the Year. Os restantes accionistas são colaboradores da empresa. A empresa cumpre com as directivas de responsabilidade social, quer interna quer externamente. Está em fase de constituição a Fundação ALERT, uma fundação sem fins lucrativos, já aprovada em Assembleia Geral, que pretende actuar no domínio da protecção de menores, promoção do mérito escolar, combate à toxicodependência e protecção dos direitos dos animais.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.