Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

Roteiro para a
Ciência

Jornada

Roteiro para a Ciência - EMPRESA / INSTITUIÇÃO

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Porto

www.sef.pt

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - Sistema RAPID

O RAPID - Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente - é um equipamento electrónico que realiza de forma automática e sem intervenção humana os procedimentos de Controlo de Fronteira.

O sistema RAPID, concebido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e produzido pela empresa portuguesa Vision-Box, configura hoje o primeiro sistema do mundo que permite o controlo automatizado de passageiros munidos apenas com o seu passaporte electrónico. Este sistema integra as funções de leitura e controlo dos passaportes electrónicos com uma inovadora unidade de validação e verificação de dados biográficos, numa primeira fase e de dados biométricos, numa segunda fase. Em cada uma das fase há um que controlo directo sobre o automatismo de abertura das portas, reduzindo o processo de passagem de fronteira para uma duração média inferior a 20 segundos, garantindo um significativo aumento no fluxo dos passageiros ao nível do controlo de fronteira. Depois de uma fase de testes bem sucedida no Aeroporto do Algarve, durante o primeiro semestre de 2007 e com a colaboração da Universidade do Algarve, o sistema entrou em produção efectiva nos Aeroportos do Algarve, Lisboa (Terminal 1 e 2), Funchal e agora Porto.

O sistema RAPID proporcionou uma melhoria na gestão das fronteiras, ao inovar de forma significativa com a criação de um sistema que tira partido da existência de dados biométricos, nos novos passaportes electrónicos, possibilitando um forte aumento da eficiência e segurança dos meios no controlo de fronteira e, em simultâneo, agilizando significativamente o controlo de fronteira para passageiros munidos com este tipo de passaporte.

Este novo sistema de controlo de fronteira para passaportes electrónicos permite aos inspectores do SEF monitorizar de uma forma rápida e eficaz a identidade do passageiro assim como a autenticidade do documento de viagem. A expectativa em termos de ganhos mede-se hoje pela diminuição do custo de passagem por passageiro. Verificou-se uma rentabilização dos recursos humanos, uma diminuição do custo em termos de equipamentos, pelo que este sistema será seguramente muito potenciado com a entrada de cada vez mais países no sistema do passaporte electrónico.

Voltar

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.