A FCT da UNL tem conduzido relevantes projectos de investigação na área das tecnologias de informação e comunicação, com reconhecimento a nível internacional, como é o caso dos projectos que serão apresentados neste Roteiro:
- Multimédia e Visualização Interactiva
- Validação e Detecção de Falhas em Sistemas de Software
- Gestão de Dados para a Internet e para Ambientes de Computação Móvel
- Mapeamento da Galáxia: 108 objectos
- Aterragens de naves espaciais em planetas
- Monitorização de perfuradora em Marte
- O Sol e a meteorologia espacial
- Sistemas reconfiguráveis de manufactura
- Robótica móvel para desminagem
- Detecção de incêndios, por controlo remoto, utilizando espectrometria do visível
- Electrónica semi-transparente
- Integração de redes celulares e redes locais sem fios, redes ad-hoc, transmissão de banda larga sem fios e encaminhamento na Internet
- Novas tecnologias no ensino e aprendizagem
- Projecto e concepção de circuitos integrados para electrónica de consumo e para um nicho de aplicações em electro-medicina e aeroespacial (spin-off ACÁCIA). A partir das actividades de I&D foi, em 2003, criada a spin-off Acácia, entretanto adquirida, em função dos bons resultados e da qualidade dos circuitos produzidos, pela multinacional irlandesa S#. A Acácia tem prosseguido, no quadro de um Protocolo com a FCT-UNL, as suas actividades de I&D. Actualmente a Acácia irá aumentar as suas instalações no Madan Parque e está em processo acelerado de expansão em meios humanos e actividades. A FCT-UNL presente afirmar-se como um dos cinco melhores grupos de I&D a nível internacional, operando nesta área.
- Métodos Computacionais para Determinação da Estrutura de Proteínas. Foram desenvolvidas no Departamento de Informática da FCT UNL novas técnicas, baseadas na programação por restrições, para determinar e visualizar a estrutura de proteínas através do cálculo aproximado das posições dos átomos no seu interior, combinando informação obtida por ressonância magnética com outras fontes. Esta investigação na área da Bioinformática encontra aplicações várias e mereceu o prémio 2006 IBM Scientific Award.