Características principais:
- Ano construção (EUA): 1985
- Ano cedência a Portugal: 2000
- Re-activação e adaptação: 2007
- Comprimento: 70 metros
- Deslocamento: 2300 toneladas
- Velocidade máxima: 10 nós
- Tipo propulsão: Diesel-eléctrico
- Guarnição: 34 militares
- Equipa técnico-científica (a embarcar): Até 15 elementos
- Propulsão e governo: 5 hélices (2 longitudinais para governo do navio em navegação corrida e 3 transversais para manobras delicadas e a reduzida velocidade);
Espaços e aparelhos de força:
- 5 slots para contentores de 10 e 20 pés: Contentores com equipamento científico, câmaras hiperbáricas (apoio a mergulho profundo), armazenamento de material, congelamento de amostras de água e sedimentos, etc
- 3 gruas na tolda: Para movimentação de cargas pesadas (até 4,5 toneladas)
- 1 guincho com cabo mecânico: Para operação de equipamentos auto-suficientes (i.e. dragas de amostragem de sedimentos, SVP) na coluna de água
- 1 guincho com cabo electromecânico: Para operação de equipamentos com registo e controlo em tempo-real com passagem de informação para computador de bordo
- 1 pórtico lateral a estibordo: Para colocar equipamentos na água
- 1 pórtico a ré: Para colocar equipamentos na água
Sistemas e Sensores orgânicos relevantes:
- 1 sondador multifeixe médios fundos: Detecção do fundo até 1000 metros de profundidade
- 1 sondador multifeixe grandes fundos: Detecção do fundo até 12000 metros de profundidade
- 1 ADCP de casco (acoustic doppler current profiler): Medidor de correntes em patamares até 800 metros de profundidade
- 1 SBP (subbottom profiler): Perfilador do subsolo marinho para detecção de estruturas geológicas em profundidade
- 1 sonda biológica: Detecção de biomassa na coluna de água (peixes)
- 1 embarcação sondagem com sistema sondador multifeixe de pequenos fundos: Detecção do fundo até 300 metros de profundidade, em zonas portuárias e próximo de costa
- 1 sistema de posicionamento dinâmico: Sistema computorizado que controla a propulsão do navio de modo a manter posição estática em alto mar com rigor de 3 metros e manter a proa com rigor de 3°. Utilizado para operação de equipamentos que requeiram estabilidade posicional do navio (i.e. ROV)
- 2 SVP (sound velocity profiler): Sensor que adquire o valor da velocidade de propagação do som na água ao longo da coluna de água, sendo usado para previamente calibrar os sondadores multifeixe
Sistemas e Sensores não-orgânicos relevantes:
- CTD com rosette e garrafas niskin: Perfilador de parâmetros físicos da coluna de água e amostras de água de diferentes profundidades
- Draga tipo Smith-McIntyre: Colheita de amostras de sedimentos do fundo do mar
- Colhedor de sedimentos multi-corer: Colheita de amostras de sedimentos do fundo do mar
- Sistemas sonar lateral: Pesquisa de objectos no fundo e caracterização de estruturas geológicas na superfície do fundo do mar
- Sistemas de sísmica ligeira: Perfilador de estruturas geológicas do subsolo marinho
- Sensores ópticos: Medição da transparência da água do mar até aos 200 metros de profundidade
- ROV LUSO: Filmagem e amostragem do solo marinho