Andorra la Vella
Os portugueses residentes no Principado de Andorra são mais de 13.000, representam cerca de 16% da população total e constituem a 3ª maior comunidade, depois dos andorranos e dos espanhóis.
Na última década a comunidade portuguesa em Andorra quase duplicou, existindo um grande número de portugueses que reside neste país há menos de 5 anos. Constituída, em grande parte, por trabalhadores que permanecem em Andorra por um número reduzido de anos ou mesmo meses, a comunidade portuguesa é uma comunidade com grande peso dos jovens: 15% têm idades até aos 15 anos, 29,1% entre 16 e 30 anos, 47% entre 31 e 50% e apenas 8,7% tem mais de 50 anos.
A maioria da comunidade é natural do Minho e de Trás-os-Montes e trabalha maioritariamente no sector da construção civil, na hotelaria e na restauração.
Existem em Andorra 340 empresas portuguesas que empregam mais de 2.000 pessoas.
As duas principais associações da comunidade são a Associação de Residentes Portugueses no Principado de Andorra – Casa de Portugal e a Associação Cultural dos Residentes do Alto Minho.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.