Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

 

Documento de Enquadramento
- Bons Exemplos a Visitar Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Opo’Lab (Oporto Laboratory of Architecture and Design)

O OPO'Lab é um laboratório de experimentação e exploração criativa. Foi criado com o propósito de disponibilizar aos criativos, e também ao público em geral, algumas tecnologias digitais de conceção e fabrico normalmente apenas acessíveis à indústria. Paralelamente, e de forma a complementar o seu objetivo de suporte às Indústrias Criativas, o OPO'Lab promove e apoia inúmeras iniciativas de promoção e gestão artística, sendo de destacar o Get Set Festival, um evento dedicado aos jovens criadores com uma forte componente experimental.

A Equipa do OPO'Lab é composta por quatro jovens arquitetos, que dividem as suas carreiras académicas e profissionais com este projeto, é composta por um doutorado, dois mestres e um licenciado em Arquitetura.

Os fatores que diferenciam o OPO'Lab em relação a outros Laboratórios de fabrico digital são o facto de a oferta tecnológica de que dispõe o projeto ser completada por um acompanhamento técnico e criativo personalizado. Este projeto não foi criado com o intuito único de resolver desafios de ordem técnica, tendo também por objetivo aconselhar e orientar os criativos que procuram o seu apoio em áreas como a promoção e a valorização comercial do respetivo trabalho. Muitas vezes, o projeto chega mesmo a associar-se aos criativos como parceiro ativo no desenvolvimento de soluções para mercados como o da arquitetura ou do design de equipamento.

Uma das vertentes estruturais do projeto é o apoio ao desenvolvimento do trabalho dos criativos locais. Outra é a prestação de serviços de I+D a empresas que buscam potenciar os seus produtos. O OPO'Lab atua por vezes como um elemento conector de ligação entre o design e a indústria, aliando propostas inventivas e arrojadas de uns com a tradição e o know-how específico de outros. O OPO'Lab assume-se, deste modo, como uma entidade global e plural, que, no diálogo com os seus clientes, não se limita a prestar um serviço e procura também identificar e estabelecer sinergias e parcerias entre estes.

Numa sociedade de informação como aquela em que hoje o OPO'Lab se insere, os meios de comunicação ao seu dispor encurtam as distâncias físicas que o podem separar dos seus potenciais clientes. Dado o rigor que os meios de desenho e fabrico digital hoje oferecem é perfeitamente possível que um projeto possa estar a ser desenvolvido na Holanda e produzido em Portugal para depois ser exportado para países como o Brasil. Esta possibilidade, aliada ao posicionamento geográfico privilegiado com a proximidade ao Porto de Leixões e ao Aeroporto Sá Carneiro, fazem com que a curto e a médio prazo o projeto não só capte trabalhos de produção provenientes de outros países, como também receba visitas de criativos e investigadores internacionais que se desloquem ao Porto propositadamente para desenvolverem o seu trabalho no seu espaço.

Identificando o Porto como um importante polo criativo no contexto da Península Ibérica, o OPO'Lab acredita que a divulgação e promoção dos seus criadores através de plataformas online como a que criou em 2010, a Youngcreators.net, é uma via eficaz no aumento da exportação da arte e do design em termos internacionais.

A atividade do OPO’Lab desdobra-se em duas vertentes: uma mais criativa, voltada para o desenvolvimento de pequenos protótipos e o fabrico de propostas concebidas por artistas independentes; e uma outra vertente de negócios, na qual se incluem serviços de curadoria e desenho de eventos, exposições e conferências. Entre os clientes do OPO’Lab contam-se entidades públicas ligadas à cultura, mas também públicos empresariais, nomeadamente PME, que beneficiam da tecnologia digital do OPO’Lab para ganhar notoriedade. Alguns dos exemplos recentes deste trabalho são:


Get Set Festival - iniciativa do OPO’Lab

Get Set Festival é uma vitrina, um evento que tem como objetivo apresentar o trabalho de vários artistas - estudantes e jovens profissionais - ao público em geral, ao mesmo tempo que promove a interação, formação e troca de conhecimentos entre elementos de diferentes áreas artísticas. Uma semana por ano, o Porto é invadido por criadores de nacionalidades diversas em áreas como arquitetura, design, vídeo, arte, moda, novos meios de comunicação, multimédia, música, interatividade, performance e instalação. A pertinência do evento já justificou o mecenato da Red Bull e da Heineken.


Projeto Bairros Criativos - promovido pela ADICT em parceria com a Fundação da Juventude

O OPO’Lab assegurou a consultoria criativa do projeto e utilizou toda a sua tecnologia para produzir as propostas dos designers selecionados.


Comemoração do Ano Internacional da Juventude – iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação da Juventude

O OPO’Lab foi convidado pelo Ministério da Cultura para efetuar serviços de curadoria no âmbito da comemoração do Ano Internacional da Juventude (2011). A iniciativa visava a promoção de jovens criativos e coube também ao OPO’Lab fazer a seleção dos jovens e fabricar a exposição, concretizando as propostas criativas. Este convite surgiu na sequência do sucesso do Get Set Festival.


Guimarães Capital Europeia da Cultura

O OPO’Lab foi convidado para programador cultural do projeto Guimarães Capital Europeia da Cultura. Neste âmbito, o OPO’Lab foi também convidado para:

  • Replicar o conceito do Porto em Guimarães, dinamizando um laboratório de fabrico digital à disposição dos profissionais criativos;
  • Dinamizar um programa de promoção da criatividade, incluindo visitas de estudo, oficinas, workshops temáticos;
  • Dinamizar um concurso internacional de instalações urbanas;
  • Produzir o design do cenário da apresentação da agenda da Capital Europeia da Cultura (dezembro);
  • Produzir a sinalética da cidade, com base nas propostas de uma designer austríaca. Coube também ao OPO’Lab a consultoria criativa deste projeto.


Protótipo de um automóvel que levita

O OPO’lab encontra-se a desenvolver o protótipo de um carro de material leve, que levita com balões de hélio. Trata-se de um projeto de marketing para uma empresa do setor automóvel.


Exposição 20 anos Autoeuropa

O OPO’lab ficou responsável pela organização desta exposição.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.