Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

 

Crianças e jovens Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Crianças e jovens

Relatório da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (2004)

Principais problemáticas

O grupo etário mais representado é o das crianças e adolescentes entre os 6 e os 15 anos (64,1 por cento do total), que frequentam o 1º ou 2º ciclos de escolaridade (53,2 por cento), que vivem com a sua família biológica (86%) e cujos pais apresentam baixíssimos níveis de escolaridade (89,4 por cento dos pais não completou mais do que o 2º ciclo). De destacar que 62,3 por cento dos pais revelam situações de dependência tóxica – alcoolismo (44,9 por cento) e toxicodependência (17,4 por cento).

Em termos de saída escolar precoce, factor que potencia riscos de pobreza e exclusão social, Portugal é, a seguir a Malta, o país da UE com a maior proporção - 38.6 por cento (Comissão Europeia, 2005) - de jovens entre os 18 e os 24 anos que, não tendo concluído o ensino secundário, não estão a frequentar qualquer estabelecimento de ensino ou centro de formação. Note-se que a média da União é de 14.9 por cento e o “benchmark” para 2010 é uma taxa de saída precoce não superior a 10 por cento.

Saída escolar precoce

Saída escolar precoce

Proporção de jovens entre os 18 e os 24 anos que, não tendo concluído o ensino secundário, não se encontram a frequentar qualquer estabelecimento de ensino ou centro de formação. Fonte: Eurostat

 

<- Anterior | Seguinte ->

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.