Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

Roteiro para a
Juventude

Jornada

Documento de Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Encontro com Jovens Empresários em Oeiras

Alguns exemplos de Casos de sucesso de jovens Empreendedores em Oeiras que estarão presentes:

Maestro da Orquestra de Câmara Portuguesa Pedro Carneiro, residente em Carnaxide e com sede em Outurela, no Parque de Ateliers da Quinta do Salles - www.ocp.org.pt

Arquitecto Paulo Ribeiro e o Gestor Rui Sousa, ambos com 37 anos, abriram a Empresa Skate House no núcleo de Carnaxide. Esta Empresa emprega essencialmente jovens e dedica-se à formação desportiva de âmbito radical. Proporcionam a crianças, jovens e adultos experiências únicas na prática de desportos radicais urbanos e de natureza em ambiente citadino através de estruturas de simulação. Dedicam-se a iniciar qualquer pessoa que se queira aventurar a dar os primeiros passos em desportos como o skate, escalada urbana, rappel, slide, in-line, BMX, wakeskate, wakebord, Graphitti, dança de rua e música.

Rabisco – Empresa de Artes Gráficas instalada no Parque de Ateliers da Quinta do Salles


Associação de Jovens Assomada

A Associação de Solidariedade Social Assomada, sedeada na Alameda João de Meneses, 12-A, em Outurela-Portela, freguesia de Carnaxide, nasceu no já ido ano de 1985, com o objectivo maior de contribuir para a integração dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, imigrantes residentes nos bairros de barracas do concelho de Oeiras.

À época, a maioria dos imigrantes oriunda dos países africanos de expressão portuguesa residia em bairros clandestinos na periferia das localidades mais populosas do concelho, nomeadamente Pedreira dos Húngaros, Alto de Santa Catarina, Alto do Montijo, Barronhos e Circunvalação.

O conjunto de pessoas que esteve no cerne da criação da Associação Assomada, também elas naturais dos PALOP’s, teve consciência das imensas dificuldades de integração dessa comunidade no país hospedeiro, nomeadamente aos níveis de habitação, empregabilidade e desvios marginais das crianças e jovens. Foi com o objectivo de encontrar respostas sociais a esses problemas que uniu esforços para a constituição da associação, contando, desde a primeira hora, com os incentivos e apoios fundamentais da Câmara Municipal de Oeiras para a prossecução das diferentes actividades que se propunha desenvolver.

A aposta inicial foi o desporto, nas vertentes colectivas de futebol masculino e andebol feminino, oferendo às crianças e jovens uma ocupação de tempos livres saudável e do seu agrado. Paralelamente, e numa perspectiva de manter vivas as raízes culturais dos países de origem, foram dinamizados grupos de dança africana que, desde sempre, foram chamados a apresentar-se nas festas promovidas pela edilidade, por escolas e outras instituições públicas e privadas.

Com a erradicação total das barracas no concelho de Oeiras, em 2001, os moradores desses bairros foram realojados maioritariamente nos Bairros Municipais de Outurela, São Marçal, Portela e Barronhos.

A Associação Assomada esteve incluída nesse processo de realojamento e, é assim, que desde então está sedeada no eixo Outurela – São Marçal – Portela. Mantendo a sua mestria no andebol feminino, tem vindo a alargar o seu campo de acção em diferentes áreas de actuação para a integração social e profissional dos cidadãos imigrantes, desenvolvendo acções continuadas como o apoio ao estudo e a regularização documental de imigrantes e actividades pontuais como “Regresso às Origens”, em que, em conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras promoveu a ida a Cabo Verde de um grupo de idosos que não visitava o país de origem há mais de 25 anos.

Ao longo dos anos, o empenho e voluntarismo de todos os que têm construído a Assomada têm sido agraciados com diferentes prémios, que têm contribuído para manter vivos o entusiasmo e a crença de que a integração social plena é possível e que os jovens constituem a força motriz para a alcançar.

É no ano em que celebra 25 anos de vida que a Associação Assomada convida Sua Excelência o Presidente da Republica a assistir a uma sessão onde serão apresentadas as diversas áreas de actuação, permitindo assim dar a conhecer o trabalho, dedicação, entusiasmo e empreendedorismo que caracterizam esta associação.


Prémios Atríbuidos

  • 2009 - Prémio Nacional de Responsabilidade Social Mais Portugal Cabo Verde;
  • 2008 - Atribuição da Condecoração de 1ª Classe da Medalha do Vulcão, Estado de Cabo Verde, “pelos benefícios e resultados das suas actividades e intervenções cívicas, quantas vezes, frutos de esforços abnegados de pessoas generosas que com altruísmo se dedicam à defesa do bem comum, revelando um elevado espírito de solidariedade e de companheirismo para com os seus conterrâneos”;
  • 2008 - Prémio Personalidade Feminina no Desporto atribuído a Alexandrina Barbosa, atleta internacional. Actualmente esta atleta é considerada uma das cinco melhores jogadoras de andebol no mundo;
  • 2007 - Homenagem às atletas e dirigentes com atribuição da Medalha de Mérito Desportivo pela Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, integrada nas comemorações da XXXII da Independência de Cabo Verde;
  • 2006 - Prémio Mota-Engil;
  • 2005 - Prémio Fair-Play pelo Comité Olímpico;
  • 2 Vezes campeãs nacionais de andebol feminino;
  • 2 Vezes vice-campeãs nacionais de andebol feminino;
  • Finalistas da Super-Taça de Andebol Feminino;
  • Finalistas da Taça de Portugal;
  • Representação de Portugal no Campeonato da Europa;
  • Inúmeras atletas têm integrado a selecção nacional e regional.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.