Conservatório Regional de Beja
O Conservatório Regional do Baixo Alentejo iniciou a sua actividade em Julho de 1995, fruto da conjugação de esforços da Academia de Música do Centro Cultural de Beja, de todas as Câmaras Municipais do Distrito de Beja, da Região de Turismo Planície Dourada e da Associação de Municípios do Distrito de Beja.
Até 15 de Maio de 2003 funcionou na Casa da Cultura de Beja, em instalações provisórias cedidas pela Câmara Municipal, data a partir da qual se mudou para as novas instalações na Praça da república, em edifício adquirido e adaptado com a comparticipação dos Fundos Comunitários e dos Municípios.
Para além de Beja desenvolve a sua actividade também nas localidades de Moura e Castro Verde, em edifícios propriedade dos Municípios locais.
Actualmente o Conservatório conta com um total de 44 professores, 17 funcionários e 548 alunos, assim distribuídos:
Beja
Moura
Castro verde
Dos 44 professores, 5 estão contratados para a leccionação das actividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo, actividade que desenvolvem com cerca de 600 alunos dos agrupamentos nº1 e nº 2 de Beja.
O Conservatório é uma escola dotada de Paralelismo Pedagógico concedido pelo Ministério da Educação, e tem em funcionamento os seguintes cursos (nível básico e secundário): Canto, Clarinete, Flauta Transversal, Fagote, Oboé, Percussão, Piano, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Saxofone, Viola Dedilhada, Violino e Violoncelo. Curso Básico de Dança.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.