Beira Baixa é a designação tradicional para o território confinado entre a vertente sul da Serra da Estrela, a fronteira com Espanha e o Tejo superior. Agrega três sub-regiões, Cova da Beira, Beira Interior Sul e Pinhal Interior Sul, que lhe conferem uma expressão de diversidade bem evidente através da paisagem, mas também dos modos de vida e das dinâmicas económicas e sociais que lhe conferem uma identidade própria.
Trata-se de um território periférico relativamente aos grandes centros e eixos de desenvolvimento económico de Portugal. A hemorragia demográfica, o envelhecimento das populações e o abandono progressivo das actividades económicas tradicionais no último meio século têm desvalorizado os seus mais importantes activos e contribuído para o acumular de dificuldades que a recente crise económica ainda mais agravou.
Perante o cenário de adversidade as comunidades locais têm desenvolvido um esforço enorme no sentido de resistir e contrariar aquela tendência. Têm-no feito através da inovação, da valorização dos seus recursos humanos e naturais, da afirmação de pólos de conhecimento e investigação e do desenvolvimento de alguns centros urbanos que configuram novas oportunidades para a atracção e fixação das populações mais jovens.
É esse esforço que o Presidente da República pretende reconhecer e incentivar. Empresas e empresários, organizações de solidariedade, autarquias, instituições do ensino superior e de investigação científica, associações cívicas e movimentos de cidadãos, são os actores principais dessa superação diária da adversidade, mobilizando as comunidades locais para enfrentar os desafios do futuro.
Nesta jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras pretende-se conhecer o que de inovador se tem feito em alguns sectores estruturantes da vida dessas comunidades. Começaremos no sector agro-alimentar onde tradição e inovação se têm combinado na produção e comercialização de bens característicos da região. Na inovação empresarial será dada especial atenção aos lanifícios, ao turismo e à cultura. Os desafios e os sucessos obtidos no mundo rural serão tema no segundo dia de visitas, com uma atenção especial à inovação ambiental e à valorização dos recursos naturais e do património edificado. Por último, será abordado o tema da floresta, da importância que a sua preservação e gestão assumem na valorização de um dos mais importantes activos nacionais.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.