Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Assembleia Geral das Nações Unidas
Assembleia Geral das Nações Unidas
Nova Iorque, EUA, 28 de setembro de 2015 ler mais: Assembleia Geral das Nações Unidas

 

Documento de Enquadramento
- Objectivos Gerais do Roteiro para a Juventude Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Participação dos Jovens

Ao nível internacional assume-se plenamente a importância da participação dos jovens nas decisões que lhes dizem respeito.

O Livro Branco das Políticas de Juventude propõe um quadro renovado de cooperação nas políticas europeias de juventude, de modo a garantir uma maior integração das questões dos jovens nas políticas sectoriais, nacionais ou europeias.

É essencial aprofundar os mecanismos de participação política e intervenção social e cívica dos jovens.

Os políticos da União Europeia consideram a Juventude um tema prioritário. O Pacto para a Juventude tem por objectivos melhorar a educação, a formação, a mobilidade, a integração profissional e a inclusão social dos jovens europeus.

O seu sucesso depende do envolvimento das partes interessadas: entidades governativas a nível local, regional e nacional e associações juvenis bem como o Fórum Europeu de Juventude e os parceiros sociais.

Ao nível nacional, as organizações de jovens devem ser estimuladas a participar em matéria de política de juventude, criando quadros claros de actuação.

Os apoios ao associativismo devem ser cumpridos, bem como devem ser levadas a sério as formas de participação dos jovens na definição de políticas que os afectam.

Os jovens são o recurso essencial para a constante renovação das sociedades democráticas:

  • Na cultura da solidariedade e do espírito associativo, estimulando um equilíbrio saudável entre a competitividade individual e a solidariedade colectiva, valorizando a partilha e não facilitando valores negativos.
  • Na cultura crítica e de afirmação de valores do humanismo, da liberdade, do respeito pela diferença, mas também da responsabilidade e da exigência.
  • Na valorização da solidariedade inter-geracional como forma de afirmação dos valores nacionais e da formação da consciência colectiva.

O Roteiro para a Juventude tem como objectivo mostrar bons exemplos do modo como os jovens participam na sociedade e desenvolvem iniciativas que lhes permitam a sua afirmação, autonomia e realização pessoal.

A primeira jornada dirigiu-se ao associativismo jovem nas vertentes empresarial e estudantil, mostrando boas práticas em que o espírito de iniciativa, a capacidade de arriscar e a solidariedade se reflectem positivamente em sectores tão diferentes como a agricultura, as empresas ou o meio estudantil.

A segunda jornada pretendeu chamar a atenção para o associativismo juvenil de cariz cultural e artístico como potenciador de emancipação social e económica dos jovens portugueses, valorizando a arte como uma forma de transformação social, de abertura de novas perspectivas profissionais e de realização pessoal.

A terceira jornada visa dar relevo à iniciativa jovem através da criatividade e da inovação, num processo gerador de novas ideias ou de novas formas de expressão que criam oportunidades para afirmação pessoal e se traduzem na criação de valor para a sociedade.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.