Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita às salinas
Visita às salinas
Rio Maior, 3 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita às salinas

 

Documento de Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Escola Básica do 2º E 3º Ciclos com Ensino Secundário Padre António Morais da Fonseca

Esta escola é um dos melhores exemplos do esforço desenvolvido por professores, famílias, alunos e a própria comunidade local no sentido de combater o insucesso e o abandono prematuro da escola. Um dos principais obstáculos a uma maior escolarização e qualificação dos activos tem sido a inserção precoce no mercado de trabalho, especialmente nas actividades agrícolas e piscatórias.

Um dos primeiros passos para contrariar a baixa procura de escolarização concretizou-se com a construção de um novo edifício que está em funcionamento desde o ano lectivo de 2005-2006. A estabilização do corpo docente, a abertura de cursos profissionalizantes de nível secundário e o envolvimento da comunidade local foram factores adicionais para que, a pouco e pouco, os resultados desse esforço começassem a aparecer.

Nos últimos exames nacionais do 9.º ano de escolaridade de 2009 esta escola conseguiu manter um nível muito próximo da média nacional – situação que se tem vindo a manter desde 2005. No caso dos exames do 12º ano, a despeito do reduzido número de alunos decorrente de apenas terem iniciado o ensino de nível secundário em 2005, os resultados deste ano traduziram-se numa melhoria surpreendente face ao registado no ano anterior e uma posição meritória (25º) na ordenação das escolas a nível nacional.

Um outro aspecto que merece especial destaque é a participação da escola no projecto de mobilidade sustentável. Tratando-se de um equipamento utilizado diariamente por mais de meio milhar de alunos residentes nas várias freguesias do Concelho, é com assinalável sucesso que se tem incentivado o recurso ao velocípede como meio privilegiado de transporte, com a vantagem de ser um meio amigo do ambiente.

A participação da escola na concretização do plano municipal de desenvolvimento sustentável é igualmente um contributo inestimável para que o esforço de valorização do capital natural seja articulado com o enorme esforço de valorização do capital humano.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.