Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

 

Documento de Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Academia de Música de Espinho

A Academia de Música de Espinho (AME) foi fundada em 1960 por iniciativa de um conjunto de personalidades espinhenses, entre as quais se contavam o então Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Manuel Baptista e aquele que viria a ser o primeiro Director Artístico, o professor Mário Neves.

Foi no âmbito das actividades pioneiras da Academia que em 1964 se realizou o primeiro Festival de Música de Verão que mais tarde evoluiu para o Festival Internacional de Música de Espinho.

Desde 1988 que a AME desenvolve um programa de ensino da música nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Espinho, tendo fundado em 1989 a Escola Profissional de Música de Espinho (EPME). Esta escola é frequentada por cerca de 110 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, provenientes das mais diversas regiões do país, e dela saem todos os anos novos graduados que prosseguem os seus estudos superiores nas melhores escolas nacionais e internacionais (França, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos da América).

Das estruturas de produção da EPME destacam-se a Orquestra Clássica de Espinho, o Grupo de Percussão e a Orquestra de Jazz que asseguram uma oferta diversificada de espectáculos que preenchem a sua agenda anual.

O recém inaugurado Auditório de Espinho (2006) funciona como o ex libris e espaço de acolhimento e desenvolvimento das actividades da AME, ao mesmo tempo que assegura uma agenda cultural diversificada para a comunidade local.

A ideia de uma concepção integrada e inovadora do ensino e da produção cultural no domínio da música é o traço distintivo da AME que a transformou numa instituição de referência não só à escala nacional mas mesmo internacional.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.