Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres
Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres
Palácio de Belém, 2 de fevereiro de 2016 ler mais: Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres

 

Documento de Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Academia de Música de Espinho

A Academia de Música de Espinho (AME) foi fundada em 1960 por iniciativa de um conjunto de personalidades espinhenses, entre as quais se contavam o então Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Manuel Baptista e aquele que viria a ser o primeiro Director Artístico, o professor Mário Neves.

Foi no âmbito das actividades pioneiras da Academia que em 1964 se realizou o primeiro Festival de Música de Verão que mais tarde evoluiu para o Festival Internacional de Música de Espinho.

Desde 1988 que a AME desenvolve um programa de ensino da música nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Espinho, tendo fundado em 1989 a Escola Profissional de Música de Espinho (EPME). Esta escola é frequentada por cerca de 110 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, provenientes das mais diversas regiões do país, e dela saem todos os anos novos graduados que prosseguem os seus estudos superiores nas melhores escolas nacionais e internacionais (França, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos da América).

Das estruturas de produção da EPME destacam-se a Orquestra Clássica de Espinho, o Grupo de Percussão e a Orquestra de Jazz que asseguram uma oferta diversificada de espectáculos que preenchem a sua agenda anual.

O recém inaugurado Auditório de Espinho (2006) funciona como o ex libris e espaço de acolhimento e desenvolvimento das actividades da AME, ao mesmo tempo que assegura uma agenda cultural diversificada para a comunidade local.

A ideia de uma concepção integrada e inovadora do ensino e da produção cultural no domínio da música é o traço distintivo da AME que a transformou numa instituição de referência não só à escala nacional mas mesmo internacional.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.