Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

Roteiro para a
Ciência

Jornada

Enquadramento - Bons Exemplos Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

A Matemática nas Telecomunicações (IT – Instituto de Telecomunicações da Universidade de Coimbra)

O Instituto de Telecomunicações (IT), é uma associação privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, cujo principal objectivo é a criação e a disseminação de conhecimento no domínio das telecomunicações. Essencialmente vocacionado para a investigação científica, este instituto reúne mais de 400 colaboradores dos quais mais de 180 doutorados, que trabalham em quatro grandes áreas: Comunicações Móveis, Comunicações Ópticas, Redes e Comunicações Multimédia e Ciências Básicas e Tecnologias de Suporte das Telecomunicações.

O IT tem o estatuto de Laboratório Associado, tendo instalações próprias nos campus das Universidades de Aveiro, de Coimbra (Pólo II) e do Instituto Superior Técnico em Lisboa, e com delegações na Universidade da Beira Interior (Covilhã), no Instituto Politécnico de Leiria e no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Lisboa). Uma parte dos colaboradores do IT é especialista de telecomunicações da PT Inovação.

O IT mantém uma colaboração estreita com outras universidades e politécnicos entre os quais se destacam a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa, e os Institutos Politécnicos de Leiria, Setúbal, Tomar, Coimbra e Lisboa.

A principal actividade do IT é a investigação pré-competitiva, cuja qualidade é reconhecida internacionalmente e de onde resultam anualmente entre 30 e 40 livros ou capítulos de livros, cerca de 180 artigos científicos, publicados nas melhores revistas internacionais, e 360 comunicações em conferências de prestígio. A consultoria e o desenvolvimento de produtos e serviços para empresas industriais e operadores são também uma das componentes da actividade do IT.

Nesta visita serão apresentados os seguintes projectos:

  • “Aplicação da Matemática à Resolução de Problemas de Localização”
    Aplicação de técnicas e ferramentas matemáticas e computacionais no contexto da melhor localização espacial de equipamentos para satisfazer determinada procura.
  • “Técnicas Matemáticas Aplicadas ao Reconhecimento de Padrões”
    Aplicação de técnicas e ferramentas matemáticas e computacionais no contexto do Reconhecimento de Padrões, uma área de grande relevância em Processamento de Imagem, fundamental em Telecomunicações.
  • “Modelação Acústica para Animação Facial”
    Modelação matemática do sinal de fala numa sequências de fonemas de forma a animar uma face em sincronia com o sinal de áudio.
  • “Sistema Autónomo para Validação de Terapêutica Oftalmológica”
    Aplicador de gotas com dispositivo de gravação de vídeo, comunicação e alarmes diversos, projectado para orientar aplicações de fármacos sob a forma de gotas em terapias oftalmológicas.
  • “Sistema de Contabilização de Presença de Marcas Comerciais em Conteúdos Televisivos”
    Sistema informático para análise de sinais televisivos capaz de identificar marcas comerciais e outros símbolos, permitindo a contabilização do número e duração dos períodos de visibilidade das marcas relevantes, com vista à compilação de dados necessários à negociação ou verificação de cumprimento de contratos publicitários.
  • “Correcção de Erros em Redes Ópticas de Acesso”
    Técnicas de codificação para detecção e correcção de erros no receptor, com o objectivo de melhorar o desempenho e reduzir o custo por assinante, em redes ópticas de acesso com muito alto débito.
  • “Códigos com Autocorrelação Periódica Perfeita para Sistemas com CDMA”
    Utilização da transformada discreta inversa de Fourier para gerar novos conjuntos de códigos para sistemas de acesso múltiplo por divisão do código, com propriedades de correlação melhoradas.
  • “Metamateriais”
    Realização e caracterização de materiais estruturados com respostas eléctricas e magnéticas invulgares que podem permitir aplicações como a miniaturização de dispositivos (e.g. antenas mais compactas) ou imaging com super-resolução.

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.