A Matemática nas Telecomunicações (IT – Instituto de Telecomunicações da Universidade de Coimbra)
O Instituto de Telecomunicações (IT), é uma associação privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, cujo principal objectivo é a criação e a disseminação de conhecimento no domínio das telecomunicações. Essencialmente vocacionado para a investigação científica, este instituto reúne mais de 400 colaboradores dos quais mais de 180 doutorados, que trabalham em quatro grandes áreas: Comunicações Móveis, Comunicações Ópticas, Redes e Comunicações Multimédia e Ciências Básicas e Tecnologias de Suporte das Telecomunicações.
O IT tem o estatuto de Laboratório Associado, tendo instalações próprias nos campus das Universidades de Aveiro, de Coimbra (Pólo II) e do Instituto Superior Técnico em Lisboa, e com delegações na Universidade da Beira Interior (Covilhã), no Instituto Politécnico de Leiria e no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Lisboa). Uma parte dos colaboradores do IT é especialista de telecomunicações da PT Inovação.
O IT mantém uma colaboração estreita com outras universidades e politécnicos entre os quais se destacam a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa, e os Institutos Politécnicos de Leiria, Setúbal, Tomar, Coimbra e Lisboa.
A principal actividade do IT é a investigação pré-competitiva, cuja qualidade é reconhecida internacionalmente e de onde resultam anualmente entre 30 e 40 livros ou capítulos de livros, cerca de 180 artigos científicos, publicados nas melhores revistas internacionais, e 360 comunicações em conferências de prestígio. A consultoria e o desenvolvimento de produtos e serviços para empresas industriais e operadores são também uma das componentes da actividade do IT.
Nesta visita serão apresentados os seguintes projectos:
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.