A Matemática na Economia e nas Finanças (Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa)
As origens do Instituto Superior de Economia e Gestão - ISEG remontam à Aula do Comércio fundada em 1759, anexada em 1834 ao Liceu de Lisboa e integrada em 1869 no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. Neste Instituto foi criado em 1884 o Curso Superior de Comércio e, a partir dele se formaram, em 1911, o Instituto Superior Técnico e o Instituto Superior de Comércio – ISC. Este último entrou em funcionamento efectivo em 1913. O Instituto Superior de Comércio, conjuntamente com outras escolas superiores, Medicina Veterinária, Agronomia e Técnico, deram origem em 1930 à Universidade Técnica de Lisboa, à qual se juntaram posteriormente as escolas de Ciências Sociais e Políticas, Motricidade Humana e Arquitectura. Passou então a designar-se Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras – ISCEF, designação de novo alterada em 1972 para Instituto Superior de Economia – ISE e, em 1989, para Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG.
Actualmente, o ISEG conta com 5 Licenciaturas, entre as quais Matemática Aplicada à Economia e Gestão - única no país, 34 Pós-graduações, um MBA, 21 Mestrados e 6 Doutoramentos.
O ISEG, através dos centros de investigação que acolhe, dá o seu contributo no domínio da investigação ao desenvolvimento económico e do sucesso empresarial do país. De forma resumida, apresentamos seis destas unidades de investigação classificadas de Excelente e Muito Bom pela FCT:
- O CEMAPRE - Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica, congrega cerca de 40 investigadores/professores do ISEG e de outras universidades nacionais e internacionais. Reparte-se em três actividades: investigação, consultoria e formação, que se inserem nas áreas de (1) Inferência e Decisão Estatística, Econometria e Métodos de Previsão, (2) Ciências Actuariais e (3) Investigação Operacional, Sistemas Dinâmicos e Matemática Financeira.
- A UECE - Unidade de Estudos em Complexidade e Economia tem como objectivo promover a investigação teórica e aplicada em economia, ciências da complexidade e áreas inter-disciplinares. Reúne 25 investigadores do ISEG e de outras instituições nacionais e conta com a colaboração de vários investigadores afiliados internacionalmente. Destaca-se por ter sido membro fundador do Instituto de Ciências da Complexidade.
- O SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações tem cerca de 70 investigadores com actividade nas seguintes linhas de investigação: 1. Organizações, Trabalho, Emprego e Género; 2. Ciência, Tecnologia, Saúde e Profissões; 3. Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Sector e Redes Sociais; 4. Economia, Espaço, Cultura e Globalização.
- O ADVANCE – Centro de Investigação em gestão do ISEG é composto por 4 núcleos: Comportamento Organizacional e Recursos Humanos; Finanças e Contabilidade; Marketing e Estratégia; Sistemas de Informação e Operações. Realiza investigação pura e aplicada. A investigação teórica destina-se ao desenvolvimento conceptual das disciplinas da gestão; a investigação empírica concentra-se nos benefícios para a vida das organizações.
- O GHES - Gabinete de História Económica e Social, apresenta como principais campos de investigação científica a História Económica, a História Empresarial, a História Marítima, a História Monetária e Financeira e a História Social. O seu objectivo é aprofundar a investigação nestas áreas a nível nacional e internacional.
- O CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento está vocacionado para o estudo do desenvolvimento económico e social nos países em desenvolvimento, com ênfase particular nos países de língua portuguesa. Este Centro incentiva a investigação sobre qualquer outro tema, teórico ou aplicado, relacionado com o desenvolvimento económico e social em geral, relativo a outras regiões, ou transversal a várias regiões.
<- Anterior | Seguinte ->