Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

 

Enquadramento - Bons Exemplos Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

A Matemática na Economia e nas Finanças (Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa)

As origens do Instituto Superior de Economia e Gestão - ISEG remontam à Aula do Comércio fundada em 1759, anexada em 1834 ao Liceu de Lisboa e integrada em 1869 no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. Neste Instituto foi criado em 1884 o Curso Superior de Comércio e, a partir dele se formaram, em 1911, o Instituto Superior Técnico e o Instituto Superior de Comércio – ISC. Este último entrou em funcionamento efectivo em 1913. O Instituto Superior de Comércio, conjuntamente com outras escolas superiores, Medicina Veterinária, Agronomia e Técnico, deram origem em 1930 à Universidade Técnica de Lisboa, à qual se juntaram posteriormente as escolas de Ciências Sociais e Políticas, Motricidade Humana e Arquitectura. Passou então a designar-se Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras – ISCEF, designação de novo alterada em 1972 para Instituto Superior de Economia – ISE e, em 1989, para Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG.

Actualmente, o ISEG conta com 5 Licenciaturas, entre as quais Matemática Aplicada à Economia e Gestão - única no país, 34 Pós-graduações, um MBA, 21 Mestrados e 6 Doutoramentos.

O ISEG, através dos centros de investigação que acolhe, dá o seu contributo no domínio da investigação ao desenvolvimento económico e do sucesso empresarial do país. De forma resumida, apresentamos seis destas unidades de investigação classificadas de Excelente e Muito Bom pela FCT:

  • O CEMAPRE - Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica, congrega cerca de 40 investigadores/professores do ISEG e de outras universidades nacionais e internacionais. Reparte-se em três actividades: investigação, consultoria e formação, que se inserem nas áreas de (1) Inferência e Decisão Estatística, Econometria e Métodos de Previsão, (2) Ciências Actuariais e (3) Investigação Operacional, Sistemas Dinâmicos e Matemática Financeira.
  • A UECE - Unidade de Estudos em Complexidade e Economia tem como objectivo promover a investigação teórica e aplicada em economia, ciências da complexidade e áreas inter-disciplinares. Reúne 25 investigadores do ISEG e de outras instituições nacionais e conta com a colaboração de vários investigadores afiliados internacionalmente. Destaca-se por ter sido membro fundador do Instituto de Ciências da Complexidade.
  • O SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações tem cerca de 70 investigadores com actividade nas seguintes linhas de investigação: 1. Organizações, Trabalho, Emprego e Género; 2. Ciência, Tecnologia, Saúde e Profissões; 3. Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Sector e Redes Sociais; 4. Economia, Espaço, Cultura e Globalização.
  • O ADVANCE – Centro de Investigação em gestão do ISEG é composto por 4 núcleos: Comportamento Organizacional e Recursos Humanos; Finanças e Contabilidade; Marketing e Estratégia; Sistemas de Informação e Operações. Realiza investigação pura e aplicada. A investigação teórica destina-se ao desenvolvimento conceptual das disciplinas da gestão; a investigação empírica concentra-se nos benefícios para a vida das organizações.
  • O GHES - Gabinete de História Económica e Social, apresenta como principais campos de investigação científica a História Económica, a História Empresarial, a História Marítima, a História Monetária e Financeira e a História Social. O seu objectivo é aprofundar a investigação nestas áreas a nível nacional e internacional.
  • O CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento está vocacionado para o estudo do desenvolvimento económico e social nos países em desenvolvimento, com ênfase particular nos países de língua portuguesa. Este Centro incentiva a investigação sobre qualquer outro tema, teórico ou aplicado, relacionado com o desenvolvimento económico e social em geral, relativo a outras regiões, ou transversal a várias regiões.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.