Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres
Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres
Palácio de Belém, 2 de fevereiro de 2016 ler mais: Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres

 

Enquadramento - Bons Exemplos Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

A Matemática nos Transportes e na Logística (Carris, Oeiras)

Serão apresentadas as seguintes aplicações da Matemática aos transportes e logisltica:

  • Programa de Gestão Integrada do Sistema de Transporte (GIST).
    O Sistema GIST é um software modular desenvolvido em Portugal no âmbito de um consórcio entre as Faculdades de Engenharia do Porto e de Ciências de Lisboa e várias empresas de transportes. Esse trabalho foi posteriormente prosseguido pela empresa OPT – Optimização e Planeamento de Transportes, que mantém uma forte ligação às Universidades. O GIST é uma ferramenta informática de apoio à decisão no planeamento operacional, utilizando ferramentas da investigação operacional e computacional. A instalação em 1995 dos módulos de planeamento do Sistema GIST, substituiu um processo de construção de horários de viagens, de veículos e do pessoal tripulante, quase totalmente manual, demorado e pouco flexível, por uma ferramenta gráfica de fácil manuseamento, que permite responder rapidamente às solicitações de alteração de oferta, bem como efectuar estudos diversos, como seja avaliar o impacto da alteração de restrições de horários do pessoal tripulante. Com o ano 2000, que obrigou à revisão de todas as aplicações informáticas, surgiu a oportunidade para fazer evoluir o programa o que resultou na implementação, em 1999, dos módulos de escalamento de pessoal tripulante. A integração com os módulos de planeamento existentes, libertou os técnicos do escalamento dos pesados carregamentos manuais, aumentando a fiabilidade da informação de base e agilizando as alterações de oferta. A partir daí, o GIST tem vindo a evoluir através de desenvolvimentos que lhe acrescentam novas funcionalidades, para o que foram criados diversos interfaces com outros sistemas informáticos, como sejam as aplicações de processamento de Salários, o Sistema de Ajuda à Exploração e Informação aos Passageiros, a Sinistralidade e a Gestão de Viaturas. Foi recentemente disponibilizada ao pessoal tripulante a consulta de Serviços pelos próprios, através de uma simples mensagem de SMS ou pela Intranet empresarial. Os relatórios, internos e externos, associados ao processo de planeamento / escalamento produzidos pela aplicação, possibilitam a obtenção de informação estatística específica. O Sistema GIST é, pois, uma ferramenta de utilização diária e permanente, fundamental na CARRIS, fazendo parte da lista de aplicações críticas para o negócio.
  • Programa SIGCarris.
    Este Programa é um sistema de representação geográfica, em desenvolvimento na Carris, que visa objectivos de representação da rede de transportes em bases cartográficas reais e igualmente de análise, avaliação e de planeamento da rede da Carris. O software utilizado na construção do SIGCarris é o ArcGis da ESRI, um conjunto integrado de produtos de software e de dados utilizados para visualizar e gerir informação sobre objectos representados geograficamente, analisar relações espaciais e modelar processos espaciais. Este software fornece uma estrutura conceptual que permite organizar e inter-relacionar dados espaciais, que podem ser visualizados e analisados.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.