Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Hospital das Forças Armadas
Visita ao Hospital das Forças Armadas
Lisboa, 19 de janeiro de 2016 ler mais: Visita ao Hospital das Forças Armadas

 

Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Associação CPAI - Clube Português de Artes e Ideias Lugar Comum
Centro de Experimentação Artística do Clube Português de Artes e Ideias

O Clube Português de Artes e Ideias (CPAI) é uma associação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, desenvolvendo, desde 1986, uma acção de incentivo à criação em todos os domínios da actividade cultural contemporânea.

Promove a experimentação, apoia artistas emergentes e procura condições para a mobilidade e diálogo entre criadores, agentes culturais, expressões artísticas e seus mercados e públicos potenciais.

Para além destas actividades, o CPAI trabalha com um sentido de abertura e acolhimento de novos projectos, apoiando propostas espontâneas, quer pela cedência de espaços e equipamento, quer através da divulgação.

O CPAI dispõe de um Centro de Experimentação Artística chamado “Lugar Comum”.

Situado na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, cujo edifício foi inteiramente recuperado para acolher o Centro, dispõe de 2000 m2 para actividades artísticas multidisciplinares, com condições técnicas e serviços básicos de produção e de residências para o desenvolvimento de projectos artísticos.

Desde a sua inauguração em 2000, acolhe exposições no domínio das artes visuais, concertos, produções e iniciativas na área da música.

O Centro de Experimentação Artística (CEA) do Clube Português de Artes e Ideias é o único pólo de experimentação artística nacional direccionado para o trabalho artístico de jovens criadores em início de carreira.

Dispõe de um salão de trabalho, espaço de galeria, sala de espectáculos e facilidades ao nível de meios e materiais. A estrutura necessária ao desenvolvimento de projectos no domínio das artes visuais, performativas, cruzadas ou no acolhimento de acções de formação e workshops.

A coordenação do CEA acolhe propostas espontâneas e no âmbito de programas, sendo ainda o local de trabalho de jovens artistas estrangeiros recebidos pelo Clube Português de Artes e Ideias, no âmbito de redes de mobilidade internacionais.

Desenvolve anualmente uma programação nas mais diversas áreas da criação, como Exposições, Música, Festivais, Teatro e Dança tendo, em 2008, neste domínio, acolhido, a título de exemplo, o II Encontro de Teatro dos Leitorados do Instituto Camões, com mais de 50 jovens representantes de vários países.

O CEA tem grande impacto na comunidade local, contribuindo para um aumento da oferta cultural e do acesso a meios de produção artística. Tem provado ser, também, uma estrutura de importância fulcral no concelho de Oeiras, comprovada esta com as diversas iniciativas conjuntas realizadas em conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras e o Museu da Pólvora Negra. Em 2008, essa relação teve especial concretização na realização da exposição Pólvora Muse (apresentação pública multidisciplinar em integração com o património arquitectónico, elaborada por jovens criadores seleccionados para a Mostra nacional).

 

<- Anterior |

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.