Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

 

Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Associação CPAI - Clube Português de Artes e Ideias Lugar Comum
Centro de Experimentação Artística do Clube Português de Artes e Ideias

O Clube Português de Artes e Ideias (CPAI) é uma associação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, desenvolvendo, desde 1986, uma acção de incentivo à criação em todos os domínios da actividade cultural contemporânea.

Promove a experimentação, apoia artistas emergentes e procura condições para a mobilidade e diálogo entre criadores, agentes culturais, expressões artísticas e seus mercados e públicos potenciais.

Para além destas actividades, o CPAI trabalha com um sentido de abertura e acolhimento de novos projectos, apoiando propostas espontâneas, quer pela cedência de espaços e equipamento, quer através da divulgação.

O CPAI dispõe de um Centro de Experimentação Artística chamado “Lugar Comum”.

Situado na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, cujo edifício foi inteiramente recuperado para acolher o Centro, dispõe de 2000 m2 para actividades artísticas multidisciplinares, com condições técnicas e serviços básicos de produção e de residências para o desenvolvimento de projectos artísticos.

Desde a sua inauguração em 2000, acolhe exposições no domínio das artes visuais, concertos, produções e iniciativas na área da música.

O Centro de Experimentação Artística (CEA) do Clube Português de Artes e Ideias é o único pólo de experimentação artística nacional direccionado para o trabalho artístico de jovens criadores em início de carreira.

Dispõe de um salão de trabalho, espaço de galeria, sala de espectáculos e facilidades ao nível de meios e materiais. A estrutura necessária ao desenvolvimento de projectos no domínio das artes visuais, performativas, cruzadas ou no acolhimento de acções de formação e workshops.

A coordenação do CEA acolhe propostas espontâneas e no âmbito de programas, sendo ainda o local de trabalho de jovens artistas estrangeiros recebidos pelo Clube Português de Artes e Ideias, no âmbito de redes de mobilidade internacionais.

Desenvolve anualmente uma programação nas mais diversas áreas da criação, como Exposições, Música, Festivais, Teatro e Dança tendo, em 2008, neste domínio, acolhido, a título de exemplo, o II Encontro de Teatro dos Leitorados do Instituto Camões, com mais de 50 jovens representantes de vários países.

O CEA tem grande impacto na comunidade local, contribuindo para um aumento da oferta cultural e do acesso a meios de produção artística. Tem provado ser, também, uma estrutura de importância fulcral no concelho de Oeiras, comprovada esta com as diversas iniciativas conjuntas realizadas em conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras e o Museu da Pólvora Negra. Em 2008, essa relação teve especial concretização na realização da exposição Pólvora Muse (apresentação pública multidisciplinar em integração com o património arquitectónico, elaborada por jovens criadores seleccionados para a Mostra nacional).

 

<- Anterior |

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.