Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Audiência com o Presidente Eleito Marcelo Rebelo de Sousa
Audiência com o Presidente Eleito Marcelo Rebelo de Sousa
Palácio de Belém, 28 de janeiro de 2016 ler mais: Audiência com o Presidente Eleito Marcelo Rebelo de Sousa

 

Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Associação ANIME

A Anime é uma associação juvenil dedicada à educação intercultural, promovendo actividades de carácter lúdico, desportivo e cultural.

A Anime tem uma estrutura com um carácter progressivamente profissionalizado, baseada na colaboração de pessoas habilitadas e com experiência nas diversas áreas de intervenção.

A Anime tem como principal metodologia de intervenção trabalhar com os protagonistas do associativismo no sentido de reforçar as dinâmicas locais e contribuir para o desenvolvimento de actividades e oportunidades numa perspectiva de mobilização e valorização dos recursos locais, materiais e humanos.

Desta forma, o projecto Anime reside numa proposta de Intervenção Global, que inclui Diagnóstico, Intervenção e Acompanhamento, e que integra grande diversidade de projectos formativos e culturais.

De entre estes projectos, destacou-se para o Roteiro o Projecto PIPA, projecto de inclusão pela arte.

O que é o PIPA – Projecto Inclusão Pela Arte

Inserido na Quinta do Conde (Concelho de Sesimbra), este projecto é dirigido à população jovem local e tem como objectivo a criação de uma identidade intercultural, a integração social e o desenvolvimento de valores de solidariedade.

A população jovem da Quinta do Conde corresponde a cerca de 47 % das crianças e jovens do concelho e segundo projecções demográficas efectuadas, crescerá cerca de 138,0 % entre a década de 2001 e 2011.

Este crescimento populacional, a ausência de espaços de sociabilização de jovens e crianças e as dificuldades do apoio parental no horário de trabalho concorrem para estimular comportamentos disfuncionais.

O PIPA constitui-se como um agregador dos jovens e dinamizador das suas actividades conjuntas, contribuindo para uma integração social e capacitação individual.

O PIPA tem como características fundamentais:

  • Transversalidade: Compreende e abrange as várias dimensões público-alvo, entendido como sujeito da intervenção;
  • Intencionalidade e especificidade da criação pessoal e colectiva e aquisição de competências pela arte;
  • Proactividade: Pretende actuar ao nível dos factores de protecção e não sobre os efeitos do problema;
  • Interactividade: Capacidade de os 2 sistemas se alimentarem e modificarem mútua e constantemente.

O PIPA desenvolve os seguintes projectos:

  • Companhia das Artes: Promove a gestão de espectáculos e dinamização do Anfiteatro da Boa Água. Fomenta a criatividade artística e reforça as aprendizagens e competências nas diferentes expressões (Dramática, Corporal, Plástica, Musical).
  • Aprende e Faz: Partilha saberes e recursos, experimentando novas técnicas, desenvolvendo a criatividade e a participação e promovendo a inovação. Envolver os jovens em acções que mobilizarão as suas capacidades manuais e, mais do que isso, que a sensação de realização seja uma componente objectivamente relevante.
  • Diálogos pela Arte: Partilha de experiências e desenvolvimento de alternativas metodológicas para o trabalho social e educativo.
  • Arte Pública: Valoriza e dinamiza os espaços públicos através da criação de hábitos culturais, com eventos que ocorrem num espaço público (praça, jardim, mercado, parque infantil etc.), onde os participantes actuam colectivamente, mostrando as suas criações e manifestações artísticas.
  • Espaço T.I.C.: todos os jovens terão acesso à informática e os trabalhos de projecto serão construídos em articulação com os monitores dessa área.
  • Espaço Europa: Fomenta a interculturalidade, fomentando a aprendizagem de uma segunda língua e promovendo maior sensibilidade à participação na cidadania Europeia.
  • Espaço Empreendedor: Fomenta o sentido de opção e decisão individual, promovendo espaços de iniciativa profissional e criando condições para que as competências individuais encontrem as oportunidades.
  • Processo Auto Emprego: Apoio e incentivo à iniciativa individual ou colectiva da prestação de serviços, visando a criação e implementação da gestão do negócio por conta própria ou, ainda, na integração no modelo de auto sustentabilidade do projecto PIPA, criando e fornecendo serviços e produtos culturais.

Tabela de participações no Projecto PIPA em 2008, por mês e por área:

 Comp. das Artes
Aprende e FazArte PúblicaDiálogos pela Arte
Janeiro48006
Fevereiro50327332
Março 62385842
Abril62346744
Maio57437278
Junho813874068
Julho2816215834
Agosto0110140400
Setembro6211816016
Outubro88641222
Novembro76963728
Dezembro88722488
Total7028071765778

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.