Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

 

Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

O Espaço do Tempo

O Espaço do Tempo, situado no Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, é uma estrutura sem fins lucrativos que serve de apoio a inúmeros criadores nacionais e internacionais.

Dirigido pelo coreógrafo Rui Horta, O Espaço do Tempo existe desde Agosto de 2000 e é uma retaguarda de produção e criação, um espaço profissional de características únicas ao serviço dos criadores.

Com 36 residências anuais (3 semanas em média cada uma) e cerca de 700 artistas a circularem anualmente pelo Convento da Saudação, O Espaço do Tempo define-se, por isso mesmo, como uma "pele protectora" para os jovens criadores, que nele têm a possibilidade de trabalhar em situação idêntica à que vão encontrar no momento da estreia.

À volta deste conceito de residência criativa, desenvolveu-se toda uma equipa e montou-se uma orgânica sofisticada que visa apoiar os artistas (apoio técnico constante, apoio à produção e montagem dos espectáculos, apoio à difusão, e apoio logístico que se traduz na alimentação e alojamento das equipas criativas - cerca de 10.000 refeições por ano). A imensa procura que "O Espaço do Tempo" tem para residências, com cerca de 200 pedidos anuais, leva a ter um enorme cuidado com a selecção dos projectos, assumindo uma postura de serviço público e entrega em pleno ao trabalho.

São os seguintes os 10 pontos orientadores d’O Espaço do Tempo nos próximos anos:

  1. Continuidade do programa de residências artísticas na óptica do serviço público, mas diferenciando o apoio d’O Espaço do Tempo em dois níveis: artistas associados e artistas temporariamente residentes.
  2. Lançamento de uma plataforma/festival bienal: Visa apresentar algumas das melhores produções nacionais da actual temporada e da temporada anterior, de forma a facilitar a sua difusão nacional e internacional.
  3. Formação e relação entre as artes e o conhecimento: O Espaço do Tempo irá promover, com carácter regular também bienal, um importante projecto de formação artística avançada que visa dar resposta à necessidade de criar plataformas de cruzamento artístico transdisciplinar e de reflexão teórica para os criadores. Tal como em anos anteriores, continuará a promoção de workshops em áreas como a programação, a multimédia e o desenho de luz. Continuará também a realização dos seminários mensais "O Corpo Que Pensa" e a colaboração regular com o Fórum Dança e com a Escola Superior de Dança.
  4. Envolvimento aprofundado d’O Espaço do Tempo na discussão e debate das políticas culturais: Neste sentido, estão envolvidos na organização dos próximos Encontros AlCultur, sob o tema da programação e mediação cultural, bem como com as redes informais Druídas e Rede.
  5. Projecto com a comunidade: O projecto de acção e mediação cultural d’O Espaço do Tempo com as escolas é hoje uma realidade bem enraizada e um factor de cidadania e de coesão social. Por outro lado, as aulas regulares de Dança, Tai-chi e Expressão Dramática movimentam mais de 100 pessoas por semana.
  6. Bolsa de mecenato: Esta nova bolsa visa recolher apoios para financiar directamente os projectos dos criadores associados a’O Espaço do Tempo.
  7. Apoio prioritário à emergência artística: Muitos dos artistas que hoje iniciam o seu percurso não têm as condições de trabalho necessárias para o fazer. Esta opção programática estende-se igualmente ao estrangeiro, com três projectos de substancial importância, nomeadamente a residência de »O« Is Not AcCompany, com jovens artistas de Leste, Sweet and Tender, que integra jovens criadores de toda a Europa em residência, e o projecto Looping, apoiado pelo Programa Europeu Cultura 2007-2013, uma parceria d’O Espaço do Tempo com TanzWerkstatt, em Berlim, e o Festival Uzés Danse, em França.
  8. Relações Internacionais com Espanha: Desde há vários anos que O Espaço do Tempo tem estabelecido projectos bilaterais com diversas estruturas espanholas como Certamen Coreográfico de Madrid, o Centro Coreográfico Galego La Caldera, em Barcelona, e Laboral Escena, em Gijón.

Alguns dados da Temporada 2007/2008:

  • Nº espectáculos em Montemor-o-Novo: 63
  • Nº de sessões de cinema ao ar livre: 36
  • Nº de espectadores em Montemor-o-Novo: 3 650
  • Nº de espectadores em Évora: 2 020
  • Nº de participantes em actividades com a comunidade: 4 650
  • Nº de visitantes da Esplanada e das exposições temporárias: 7 000

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.