Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

 

Enquadramento - Objectivos Gerais do Roteiro para a Juventude Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

A realização de um roteiro direccionado para a juventude pretende estimular e valorizar o modo como os jovens devem participar na sociedade em profunda transformação, tornando-se parte activa dessa mudança, ultrapassando as dificuldades e inquietação que sentem sobre a sua responsabilidade na renovação social.

Hoje em dia, a grande preocupação dos jovens Portugueses centra-se na procura de apoios e oportunidades necessárias para gerir as suas próprias vidas e terem condições para tomar decisões independentes.

O prolongamento do período de escolarização, necessário para aquisição de competências, as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e a instabilidade do emprego, tanto maiores quanto mais baixas forem as qualificações, e as dificuldades no acesso a habitação contribuem para o retardamento da autonomização dos jovens.

No entanto, a participação cívica activa e independente dos jovens adultos é determinante para o desenvolvimento de uma sociedade económica e socialmente desenvolvida.

É preciso uma forte mensagem de incentivo aos jovens que procuraram e encontraram o seu caminho para a emancipação e para a crescente participação cívica, dando a conhecer não só os seus êxitos mas também os riscos e as dificuldades que tiveram que vencer, constituindo um bom exemplo para outros e um estímulo para que se aperfeiçoem os mecanismos de participação nas decisões que lhes dizem respeito.

Este Roteiro para a Juventude inclui visitas a empresas de jovens agricultores, a iniciativas de jovens empresários empreendedores, como a incubadora de empresas na sede da ANJE e o Portugal Fashion, a uma organização cultural liderada por jovens (CAR) e à Federação Académica do Porto, com os seguintes objectivos:

  1. Valorizar o associativismo jovem no âmbito empresarial como forma de promover a autonomia, de potenciar capacidades e competências, de agregar apoios e de fazer ouvir os seus anseios e necessidades, contribuindo para as soluções num quadro de cooperação entre os diferentes sectores no domínio da juventude.
  2. Mostrar a capacidade inovadora e a iniciativa dos jovens empreendedores e dar a conhecer as suas potencialidades em sectores como a agricultura, que depende criticamente do rejuvenescimento do seu tecido empresarial e da sua capacidade para inverter rapidamente o ciclo do seu envelhecimento progressivo. Trata-se não só da sua capacidade de se transformar que estará em causa, mas também mais simplesmente de se assegurar a própria existência futura de agricultores, sem os quais não haverá agricultura. É nessa dupla perspectiva que deve ser analisado o facto de mais de metade das explorações europeias serem dirigidas por agricultores com mais de 55 anos, metade dos quais com mais de 65 anos.
  3. Reconhecer a acção cívica e social das associações e do voluntariado jovem através das organizações estudantis, ou da capacidade de liderança juvenil, realçando o seu sentido de responsabilidade social, a sua iniciativa e generosidade em campos tão diferenciados como o apoio intergeracional, as actividades culturais e desportivas ou o apoio aos jovens na inserção no mercado de trabalho.O voluntariado e o associativismo juvenil devem ser acarinhados e estimulados como essenciais à dinâmica da sociedade civil e ao desenvolvimento de uma sã cultura de solidariedade o que implica que as aptidões que assim se desenvolvem sejam devidamente valorizadas no mercado de trabalho.
  4. Dar oportunidade aos jovens de mostrar a sua capacidade de mobilização em torno de objectivos ambiciosos, a coragem de enfrentar as dificuldades e os meios que utilizaram para concretizar a sua autonomia ou para se tornarem parte activa da mudança na construção de uma sociedade mais justa e mais solidária.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.