Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Intervenção do Presidente da República Portuguesa por ocasião da visita à Alcaldia Mayor de Bogotá
Alcaldia Mayor, Bogotá, Colômbia, 17 de abril de 2013

Quero agradecer-lhe, Senhor Alcalde, o caloroso acolhimento que temos recebido das autoridades de Bogotá.

Agradeço também, muito sensibilizado, a atribuição da Chave da Cidade, que recebo, com muita honra, em nome de Portugal e de todos os Portugueses.

Na pessoa de Vossa Excelência, saúdo uma das mais pujantes e ativas metrópoles da América Latina, que rivaliza com outras capitais mundiais pelo dinamismo da sua economia, pela hospitalidade do seu povo e pela riqueza multissecular da sua cultura e do seu património histórico.

Bogotá tem sido palco de momentos de festa e de alegria na História deste grande país. Mas tem sido também um lugar de momentos difíceis. Bogotá soube sempre superar os desafios com que se confrontou, dando a todo o mundo uma lição inspiradora.

Senhor Alcalde,

A Colômbia e Bogotá estão a despertar o interesse e a atenção de muitos portugueses, convertendo-se num destino profissional para muitos dos meus concidadãos e atraindo importantes investimentos das empresas portuguesas.

Portugal e a sua cultura estão já presentes em Bogotá. Na Universidade de los Andes, foi criada a Cátedra Fernando Pessoa, com o intuito de divulgar a língua e a cultura portuguesas. Congratulo-me por saber que é cada vez maior o número de estudantes colombianos a interessar-se pela aprendizagem da língua portuguesa. O português, que é falado por mais de 250 milhões de pessoas, nos cinco continentes, é uma língua cujo valor socioeconómico é hoje indiscutível.

Acompanhado fraternalmente pelo Senhor Alcalde, terei a honra de participar esta tarde na sessão inaugural da Feira do Livro de Bogotá, na qual, este ano, Portugal é o país convidado. A nossa presença na FILBO será um marco nas relações culturais entre os dois países.

Os laços económicos e culturais que unem o povo colombiano e o povo português dão um importante contributo para o reforço do nosso relacionamento bilateral. Relacionamento que deve estender-se ao Poder Local.

Sei bem que a cooperação entre a Cidade a cujos destinos Vossa Excelência preside e a capital do meu país tem vindo a florescer, sendo ambas membros activos da União das Cidades Capitais Ibero-americanas. Em outubro do ano passado, Lisboa teve a honra de receber a XV Assembleia-Geral da UCCI, na qual foi subscrita uma Declaração do maior relevo.

Como testemunho do nosso relacionamento, decidiu o Governo português oferecer à população de Bogotá dez coleções de obras fundamentais da nossa literatura. Tenho, por isso, o maior prazer em entregar a Vossa Excelência, Senhor Alcalde, um exemplar de Os Lusíadas, de Luís de Camões, epopeia que celebra não só os feitos da nação portuguesa, como também o seu encontro com outras nações nos quatro cantos do mundo.

Quero agradecer-lhe, uma vez mais, Senhor Alcalde, a hospitalidade com que fomos recebidos e desejar as maiores felicidades aos habitantes desta magnífica cidade.

Muito obrigado.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.