Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Intervenção do Presidente da República no Jantar em honra dos Chefes de Estado e de Governo Ibero-Americanos
Palácio da Ajuda, 30 de Novembro de 2009

Majestade,
Senhores Presidentes,
Senhores Chefes de Governo,
Senhores Ministros,
Senhores Convidados Especiais
Minhas Senhoras e meus Senhores,

É com grande satisfação que eu e minha Mulher vos acolhemos aqui, esta noite, neste Palácio, reflexo da nossa História, uma História profundamente marcada pela força dos laços que nos unem.

A todos recebemos como amigos especiais, como membros de uma mesma família. É assim que os portugueses vêem os vossos povos e países. E é deste sentimento partilhado que se faz o cimento da nossa Comunidade.

Uma Comunidade que remete a uma herança cultural em que todos nos reconhecemos e de que nos orgulhamos, sem prejuízo da diversidade que nos caracteriza. Uma Comunidade que se edifica sobre valores e princípios.

Muito temos sabido construir, desde a nossa primeira Cimeira, em Guadalajara. Disso mesmo é testemunha privilegiada S. M. o Rei de Espanha, nosso decano, com a sua estimulante e mobilizadora presença, em todas as Cimeiras que, desde então, tiveram lugar.

Mas muito temos para fazer.

As Cimeiras Ibero-Americanas e a multiplicidade de Encontros em que se afirma, nos nossos dias, a vida da nossa Comunidade, constituem uma enorme mais-valia num Mundo em que vivemos. A complexidade e a natureza global dos problemas tornam cada vez mais evidente a necessidade da cooperação e da coordenação de posições entre Estados.

Temos o dever, perante os nossos Povos, perante as gerações futuras, de tirar pleno partido das múltiplas oportunidades que a pertença a esta Comunidade nos oferece.

Estou certo de que, com o vosso contributo, a Cimeira do Estoril será mais um passo marcante na consolidação do nosso projecto comum. Pelos seus resultados e pelos caminhos de futuro que as suas conclusões permitirão trilhar.

Celebrando o que nos une e as oportunidades que a Comunidade Ibero-Americana nos oferece, peço a todos que se juntem a mim e à Minha Mulher num brinde ao futuro da nossa Comunidade e à prosperidade dos Povos Ibero-Americanos.

Muito obrigado

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.