Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República por ocasião da Cerimónia de Encerramento das Comemorações do Centenário do Nascimento do General Humberto Delgado
Panteão Nacional, 4 de Outubro de 2006

Senhor Presidente da Assembleia da República
Senhor Primeiro-Ministro
Senhoras e Senhores

Comemora-se este ano o centenário do nascimento do General Humberto Delgado.

Ao associar-se a estas comemorações, pretende o Presidente da República prestar uma justa e merecida homenagem a uma das figuras mais marcantes da história do século XX português.

Na personalidade multifacetada de Humberto Delgado conjugam-se diversas qualidades. Por um lado, a de um militar distinto e altamente prestigiado entre os seus pares. Por outro, a de um servidor público exemplar, que, entre outras realizações, marcou de forma decisiva a génese da aviação civil em Portugal, estando ligado à criação, em 1945, dos Transportes Aéreos Portugueses. Por fim – e esta é, sem dúvida, a qualidade que os Portugueses nele mais destacam –, o general Humberto Delgado foi um combatente indomável pela liberdade no seu País, em nome da qual morreu tragicamente.

A circunstância de os seus restos mortais repousarem neste lugar, o Panteão Nacional, espaço que Portugal reserva para honrar a memória das suas figuras maiores, é uma prova da coragem física e da grandeza moral que os Portugueses atribuem à figura de Humberto Delgado.

Importa, todavia, que a evocação da sua memória não se esgote numa efeméride de ocasião. É necessário que deste acto, e do Homem que hoje homenageamos, retiremos um exemplo e um modelo para as novas gerações.

No centenário do seu nascimento, o legado maior de Humberto Delgado pode resumir-se em palavras singelas: amor à Pátria. No seu percurso de vida, na sua trajectória pessoal e política, enquanto militar e cidadão, há um traço marcante na personalidade do general Humberto Delgado: o patriotismo. Foi em nome desse patriotismo que se destacou como oficial das Forças Armadas, se evidenciou enquanto pioneiro da aviação civil e, enfim, se notabilizou nas eleições de 1958 e na oposição ao regime autoritário.

A evocação da sua figura não deve dividir-nos, porque todos comungamos do patriotismo e do amor a Portugal que sempre deram sentido à vida do «general sem medo».

É, pois, em nome de Portugal e de todos os Portugueses que, nesta ocasião, quero deixar o meu testemunho à memória de Humberto Delgado.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.