Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Cerimónia de despedida das Forças Armadas
Cerimónia de despedida das Forças Armadas
Lisboa, 17 de fevereiro de 2016 ler mais: Cerimónia de despedida das Forças Armadas

PRESIDENTE da REPÚBLICA

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República por ocasião do Banquete em sua honra e da Dra. Maria Cavaco Silva oferecido pelo Presidente da República da Indonésia
Istana Negara, Jacarta, Indonésia, 22 de Maio de 2012

É com muito gosto e particular emoção que me dirijo a Vossa Excelência, Senhor Presidente, e à Senhora Dona Ani Bambang Yudhoyono, nestes primeiros momentos daquela que é a primeira visita de um Chefe de Estado português à Indonésia.

Agradeço o honroso convite que Vossa Excelência me dirigiu para efetuar a presente Visita de Estado. É com emoção que minha mulher e eu visitamos esta terra hospitaleira e amiga a que os navegadores portugueses chegaram há cinco séculos.

Aqui deixámos raízes, nos costumes, na língua e nos afetos, que perduraram até aos nossos dias. Aqui aprendemos lições de vida, inspiradas em sabedorias ancestrais que moldam, ainda hoje, a identidade dos nossos povos.

Ficou sempre no português, desde então, um profundo fascínio pelos lugares encantados deste fantástico arquipélago, bem como pela cultura e hábitos das suas gentes.

Os nossos países reencontram-se, hoje, como nações livres e democráticas, partilhando os valores da tolerância e do pluralismo, mas também o desejo, que é recíproco, de aprofundamento do diálogo e do conhecimento mútuo, o que certamente se refletirá no sucesso desta Visita e no reforço da nossa cooperação.

A construção de um relacionamento forte, dinâmico, ambicioso e orientado para o futuro é a melhor homenagem que podemos prestar ao longo passado de amizade entre os nossos países e povos.

E nada poderia ser mais simbólico, neste momento especial das nossas relações bilaterais, do que ter participado com Vossa Excelência, em Díli, nas cerimónias do décimo aniversário da independência de Timor-Leste e da tomada de posse do recém-eleito Presidente da República Democrática de Timor-Leste.

Senhor Presidente,

A presente visita tem lugar cinquenta e dois anos depois de o primeiro Presidente indonésio, e fundador da nacionalidade indonésia, ter visitado Lisboa.

Olhando para o caminho que os nossos dois países e povos percorreram em meio século, não posso deixar de realçar as profundas transformações que as nossas respetivas sociedades conheceram, de então para cá.

A Nação Indonésia impôs-se progressivamente no decurso das incertezas da Guerra Fria, entrando decisivamente, a partir de 1999, numa nova fase de consolidação dos ideais democráticos e do pluralismo político e social, que todos reconhecem como a chave do sucesso do crescimento económico e do desenvolvimento exponencial deste grande país.

Portugal está particularmente atento aos desenvolvimentos nesta parte do Mundo. Desejamos acompanhar as dinâmicas em curso com o reforço das nossas relações bilaterais em todos os campos, do científico ao tecnológico, do académico ao empresarial, do turístico ao cultural.

Queremos, também, dar a conhecer melhor a realidade portuguesa contemporânea.

Portugal é hoje uma democracia consolidada, com uma economia aberta e dinâmica, integrada no espaço mais vasto da União Europeia. Os centros de excelência que temos vindo a construir em áreas de grande potencial de crescimento, como a nanotecnologia, as telecomunicações móveis, as energias renováveis e as ciências médicas, são hoje amplamente reconhecidos, integrando algumas das redes mais dinâmicas de cooperação internacional.

Como é sabido, no seguimento da crise financeira que se abateu sobre a zona do euro, Portugal está neste momento a implementar um ambicioso programa de ajustamento estrutural, que irá tornar a economia portuguesa e o ambiente de negócios mais competitivos. Também aqui, a experiência indonésia inspira-nos com a sua coragem e o seu sucesso, ao ter saído mais forte da crise que, não há muitos anos, afetou gravemente toda esta região.

Hoje, mais do que nunca, vivemos em Portugal um ambiente de grande recetividade à iniciativa empresarial e ao investimento estrangeiro. Queremos reforçar os laços com o exterior, diversificar os nossos mercados e beneficiar das oportunidades da economia global e do crescimento das regiões da Ásia, como a Indonésia, onde o dinamismo económico tem sido predominante.

A nossa ligação ao resto do mundo, quer à Europa, quer aos EUA, quer aos países de expressão oficial portuguesa, na América Latina, em África ou na Ásia, é um ativo que Portugal está decidido a aproveitar no quadro das parcerias que mantemos com outros países e regiões.

Os acordos que hoje assinamos, bem como a delegação empresarial que me acompanha e que participará, amanhã, no Fórum Empresarial Portugal-Indonésia, são um sinal muito claro do nosso empenho em fortalecer e diversificar os laços de cooperação no domínio económico com a Indonésia.

Senhor Presidente,
Ilustres convidados,

As nossas duas nações souberam, por diferentes vias, reunir o melhor das suas energias para construir sociedades democráticas, onde a cidadania goza da proteção da Lei e do Estado de Direito. E são estas duas democracias que se dispõem a abrir uma nova era nas suas relações bilaterais.

This visit and the warm hospitality accorded to us are a clear manifestation of the quality of our present bilateral political and diplomatic relationship. But they also express our firm determination to build an ambitious economic and entrepreneurial relationship geared towards the future.

It is in the name of such a promising future that I ask all gathered here to join me in a toast to the health of President Susilo Bambang Yudhoyono, to the Indonesian people and to the prosperity of Portuguese-Indonesian relations.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.