Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

PRESIDENTE da REPÚBLICA

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República na Câmara Municipal da Praia
Cidade da Praia, 6 de Julho de 2010

Senhor Presidente da Câmara Municipal da Cidade da Praia,
Senhores Membros dos Governos de Cabo Verde e de Portugal,
Senhor Presidente da Assembleia Municipal,
Senhores Vereadores,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Quero começar por agradecer, muito sensibilizado, a Chave da Cidade da Praia, que acaba de me ser entregue. É minha convicção que, com este gesto, a capital de Cabo Verde quis, antes do mais, honrar Portugal. É, assim, em nome de Portugal e dos Portugueses que a aceito e agradeço.

Portugal e Cabo Verde partilham uma convivência de séculos. Não longe daqui, encontramos a Cidade Velha, uma das mais antigas urbes fundadas pelos europeus na África subsaariana. Na Cidade Velha, pregou o Padre António Vieira, nome maior da língua portuguesa e genial artífice da lusofonia, evocada num Colóquio que tem estado a decorrer na Universidade de Cabo Verde, e cujos trabalhos terei o prazer de encerrar hoje à tarde.

Erguida entre planaltos e ribeiras, entrecortada por areais debruados de Atlântico, a Cidade da Praia, além de capital política deste país, é o centro simbólico da cabo-verdianidade. Nas ruas e nas achadas, nos mercados cheios de luz e cor, no Plateau que se debruça sobre o mar, a Praia resume bem o espírito do povo cabo-verdiano, no seu cosmopolitismo, na sua abertura ao mundo, na singular capacidade que revela para mesclar o novo e o antigo, os saberes autóctones e os conhecimentos vindos de fora.

A riqueza cultural da Praia está, também, na sua juventude, no dinamismo daqueles que permanecem e dos que partem, dando, em qualquer caso, um inestimável contributo para os destinos deste país. Um país jovem, que soube afirmar-se como exemplo para muitos e que é respeitado por todas as outras nações do mundo.

A Cidade da Praia é uma metrópole que África colocou no meio do Atlântico, ponto de encontro entre continentes, plataforma de um arquipélago que nos maravilha pela sua diversidade. Na Cidade da Praia se faz a síntese da filigrana de ilhas que compõem Cabo Verde.

A Praia é, ainda, uma capital de futuro, que a cada dia melhora. Mas também um lugar de memórias e de afectos, de cores e de odores inesquecíveis, de nostálgicos crepúsculos que avistamos na linha infinita do horizonte, no imenso mar que rodeia a Ilha de Santiago. A Cidade da Praia é a morada desse modo crioulo tão singular, ao mesmo tempo alegre e triste, de sentir a sodade da hora di bai.

É, pois, com a maior honra, Senhor Presidente da Câmara Municipal da Praia, que recebo a Chave desta cidade. Guardarei este gesto na memória do meu coração. Em nome de Portugal, mais uma vez, muito obrigado.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.