Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Hospital das Forças Armadas
Visita ao Hospital das Forças Armadas
Lisboa, 19 de janeiro de 2016 ler mais: Visita ao Hospital das Forças Armadas

MENSAGENS

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Presidente da República enviou condolências à Família do Engenheiro Pedro Pires de Miranda

O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências à Família do Engenheiro Pedro Pires de Miranda.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:

“Ao tomar conhecimento do falecimento do Engenheiro Pedro Pires de Miranda, envio à Família enlutada as minhas mais sentidas condolências.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, Pedro Pires de Miranda cedo se destacou como um dos maiores especialistas portugueses no sector da energia e, em particular, da atividade de produção e distribuição de petróleo, a que esteve ligado durante um período significativo da sua brilhante carreira profissional.

Em virtude da sua experiência ímpar, seria nomeado, em 1980, embaixador itinerante para os assuntos petrolíferos do VI Governo Constitucional.

Antes disso, e devido ao seu invulgar conhecimento do comércio externo e das relações internacionais, fora já chamado ao exercício das mais relevantes funções públicas.

No X Governo Constitucional, tive a honra de contar com a preciosa colaboração do Engenheiro Pedro Pires de Miranda na pasta dos Negócios Estrangeiros, onde revelou o seu saber e a sua experiência, a sua afabilidade de relacionamento pessoal, o seu exemplar profissionalismo e um profundo amor ao seu país.

Graças ao trabalho notável que desenvolveu como Ministro dos Negócios Estrangeiros, foram dados na altura passos decisivos na política externa portuguesa, designadamente no relacionamento com as Comunidades Europeias e com os países africanos de língua oficial portuguesa e, em particular, na abertura e aprofundamento do diálogo com a China.

A morte do engenheiro Pedro Pires de Miranda significa o desaparecimento de um homem de enorme integridade de carácter, que sempre lutou por um Portugal mais próspero e mais desenvolvido.

Aníbal Cavaco Silva”

21.04.2015

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.