Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Lamego, 9 de junho de 2015 ler mais: Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

MENSAGENS

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Presidente da República enviou condolências à Família do Professor José Mariano Gago

O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências à Família do Professor José Mariano Gago.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:

“Ao tomar conhecimento do falecimento do Professor José Mariano Gago, envio à Família enlutada as minhas mais sentidas condolências.

Aluno brilhante do Instituto Superior Técnico, doutorado em Física pela Universidade de Paris, José Mariano Gago cedo se notabilizou como um dos mais notáveis cientistas da sua geração.

A par desta carreira como investigador de excelência, José Mariano Gago distinguiu-se como uma das figuras cimeiras da política científica da democracia portuguesa. Dirigiu as mais importantes instituições de promoção da atividade científica e tecnológica, sendo mais tarde Ministro da Ciência e da Tecnologia do XIII e do XIV Governos Constitucionais e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XVII e do XVIII Governos Constitucionais.

Em larga medida devido ao seu dinamismo, a Ciência portuguesa registou um impulso notável nas últimas décadas, conquistando um nível ímpar de internacionalização e uma enorme difusão junto dos Portugueses.

Além de homem de ciência e cultura, José Mariano Gago foi, desde jovem, um cidadão exemplar pelo empenho demonstrado na defesa intransigente dos valores da liberdade e da democracia.

Com a sua morte, Portugal perde uma das personalidades mais marcantes da sua vida científica e cultural, a quem muito devem várias gerações de investigadores dos mais diversos ramos do saber e do conhecimento.

Aníbal Cavaco Silva”

17.04.2015

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.