O Presidente da República felicitou os grupos do Cante Alentejano e os promotores da candidatura desta arte vocal, que hoje foi integrada no Património Cultural Imaterial da Humanidade, por decisão do Comité Internacional da UNESCO.
É o seguinte o teor da mensagem de felicitações do Presidente Aníbal Cavaco Silva:
“Foi com profunda satisfação que tomei conhecimento da decisão, tomada hoje na reunião do Comité Internacional da UNESCO, em Paris, de integrar o Cante Alentejano na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Mais uma vez, a cultura portuguesa é colocada em destaque no panorama internacional. Homenageia-se hoje uma arte que nasceu de uma tradição vernacular e rural, um canto do povo, que é tão belo como as planícies do Alentejo onde nasceu.
A 25 de abril de 2012, tive ocasião de promover, no Palácio de Belém, uma iniciativa dedicada ao Cante Alentejano, como incentivo à candidatura que hoje triunfou.
O Cante traduz os valores de um povo através das modas, poemas tradicionais cantados sem recurso a acompanhamento com instrumentos musicais. Por isso, é essencial preservarmos esta poética e riqueza musical e assegurarmos a sua transmissão às próximas gerações. O Cante é a marca e um sinal de um povo, a expressão mais genuína e autêntica da sua identidade.
A consagração como Património Cultural Imaterial da Humanidade do Cante Alentejano irá certamente contribuir para um maior conhecimento e salvaguarda desta expressão musical, e para o incentivo à sua divulgação, especialmente entre os mais jovens.
Em Portugal existem cerca de 150 grupos deste “canto da terra”, que hoje felicito com especial alegria, juntamente com todos os que se dedicaram à elaboração e ao sucesso desta candidatura.
Aníbal Cavaco Silva”
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.