Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

MENSAGENS

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Mensagem do Presidente da República por ocasião do centenário do nascimento de Miguel Torga

Por ocasião do centésimo aniversário do nascimento de Miguel Torga, evoco a sua memória nesta Casa onde viveu durante décadas e deixo o meu testemunho de grande apreço por esta figura maior de homem de letras e de cidadão.

Na sua escrita forte como um grito, um apelo da terra que o viu nascer, na sua exemplar dignidade cívica, na inteireza do seu carácter, reencontramo-nos com Portugal, naquilo que a nossa Pátria tem de melhor e mais profundo.

«Nesga de terra debruada de mar», assim qualificou Torga o nosso País. Não foi por acaso que utilizei esta expressão no discurso da minha tomada de posse como Presidente da República. Ela é a síntese perfeita do Portugal que somos.

Miguel Torga foi, para várias gerações, a voz da insubmissão. Hoje, em que há liberdade para todas as vozes, ele é o orgulho de sermos portugueses de uma maneira diferente e autêntica.

A projecção nacional e internacional da sua obra, a certeza de que as páginas que escreveu são um património afectivo e literário que perdurará nas gerações futuras constituem motivo para prestar a minha sincera e grata homenagem a esta personalidade ímpar da nossa cultura.

12.08.2007

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.