O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao Presidente Interino da Polónia e Presidente da Câmara Baixa do Parlamento Polaco, Bronislaw Komorowski, pela morte do Presidente da Polónia, Lech Kaczynski, num acidente de aviação.
É o seguinte o teor da mensagem:
“Senhor Presidente Interino e Presidente do Sejm
Foi com a mais profunda consternação que recebi, esta manhã, a notícia do trágico falecimento do Presidente da República da Polónia e de sua Mulher.
Tivemos, nos últimos anos, oportunidade de nos encontrar várias vezes. Recordo, em particular, a Visita de Estado que efectuei à Polónia, a seu convite, em Setembro de 2008 e a forma calorosa e amiga como eu próprio e minha mulher fomos acolhidos pelo casal presidencial.
Conhecia, também, o seu empenho na Visita que, em Maio próximo, realizaria a Portugal, juntamente com a sua Mulher e que aguardávamos com tanta expectativa.
Recordo o Presidente Kaczyñski como uma Personalidade que deu um contributo da maior importância para a consolidação da Democracia e do Estado de Direito no seu país, e para a construção da Polónia moderna e integrada na União Europeia.
Nesta hora difícil, quero expressar às Autoridades, ao Povo da Polónia e à família enlutada, em meu nome e no nome dos Portugueses, os sentimentos do nosso mais profundo pesar.
Aníbal Cavaco Silva”
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.