Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

MENSAGENS

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Presidente da República enviou mensagem ao homólogo da República Popular da China na passagem do 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países

O Presidente da República enviou uma mensagem ao seu homólogo da República Popular da China, Hu Jintao, na passagem do 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:

"Senhor Presidente,

Portugal e a China comemoram, em conjunto, o trigésimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. As últimas três décadas permitiram consolidar uma relação de amizade, respeito e confiança entre os nossos países e povos.

Foram 30 anos que marcaram a História dos dois países. A Declaração Conjunta Luso-Chinesa de 1987, que tive a honra de subscrever pela parte portuguesa, permitiu a transição tranquila de Macau e definiu os princípios em que assenta o funcionamento da Região Administrativa Especial, reconhecendo as suas características próprias, no contexto da nação chinesa. Trata-se de um sucesso exemplar de que Portugal e a China se podem orgulhar e que foi fundamental para o clima de estabilidade e para o desenvolvimento económico e social de Macau.

Fruto desse sucesso, a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), que celebra, também este ano, o seu 10º aniversário, desempenha, hoje, um papel de primordial importância nas relações entre Portugal e a China e da China com os países de língua oficial portuguesa.

 Empenhados no reforço de todas as vertentes do seu relacionamento, Portugal e a China estabeleceram uma parceria estratégica global em 2005, a qual tem permitido aos dois países prosseguir uma cooperação mutuamente vantajosa num conjunto cada vez mais alargado de domínios e um diálogo franco e abrangente sobre questões e desafios do nosso tempo.

O actual contexto mundial sublinha o interesse e as vantagens de uma cooperação acrescida entre os nossos dois países em todas as áreas de interesse comum. Entendo estarem reunidas as condições para que Portugal e a China possam encarar com confiança e ambição o futuro do seu relacionamento. É essa a nossa vontade, na convicção de que teremos na China um parceiro igualmente empenhado e determinado no reforço dos laços que nos unem.

Nesta data tão importante para os nossos dois países, peço-lhe, Senhor Presidente, que aceite as minhas calorosas felicitações, e os meus sinceros votos de progresso e prosperidade para o povo amigo da China.

Aníbal Cavaco Silva"
 

08.02.2009

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.