O Presidente da República enviou uma mensagem ao seu homólogo da República Popular da China, Hu Jintao, na passagem do 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:
"Senhor Presidente,
Portugal e a China comemoram, em conjunto, o trigésimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. As últimas três décadas permitiram consolidar uma relação de amizade, respeito e confiança entre os nossos países e povos.
Foram 30 anos que marcaram a História dos dois países. A Declaração Conjunta Luso-Chinesa de 1987, que tive a honra de subscrever pela parte portuguesa, permitiu a transição tranquila de Macau e definiu os princípios em que assenta o funcionamento da Região Administrativa Especial, reconhecendo as suas características próprias, no contexto da nação chinesa. Trata-se de um sucesso exemplar de que Portugal e a China se podem orgulhar e que foi fundamental para o clima de estabilidade e para o desenvolvimento económico e social de Macau.
Fruto desse sucesso, a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), que celebra, também este ano, o seu 10º aniversário, desempenha, hoje, um papel de primordial importância nas relações entre Portugal e a China e da China com os países de língua oficial portuguesa.
Empenhados no reforço de todas as vertentes do seu relacionamento, Portugal e a China estabeleceram uma parceria estratégica global em 2005, a qual tem permitido aos dois países prosseguir uma cooperação mutuamente vantajosa num conjunto cada vez mais alargado de domínios e um diálogo franco e abrangente sobre questões e desafios do nosso tempo.
O actual contexto mundial sublinha o interesse e as vantagens de uma cooperação acrescida entre os nossos dois países em todas as áreas de interesse comum. Entendo estarem reunidas as condições para que Portugal e a China possam encarar com confiança e ambição o futuro do seu relacionamento. É essa a nossa vontade, na convicção de que teremos na China um parceiro igualmente empenhado e determinado no reforço dos laços que nos unem.
Nesta data tão importante para os nossos dois países, peço-lhe, Senhor Presidente, que aceite as minhas calorosas felicitações, e os meus sinceros votos de progresso e prosperidade para o povo amigo da China.
Aníbal Cavaco Silva"
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.