Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  Profissional de Setúbal,  no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional
Visita ao Centro de Formação Profissional de Setúbal, no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional
Setúbal, 11 de setembro de 2015 ler mais: Visita ao Centro de Formação  Profissional de Setúbal,  no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional

MENSAGENS

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Presidente enviou mensagem às entidades organizadoras da Semana Global Empreendedorismo 2008

O Presidente da República enviou uma mensagem às entidades organizadoras da Semana Global Empreendedorismo 2008, que teve inicio hoje, em Lisboa.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente:

“É com o maior gosto e com um vivo interesse que me associo a este movimento, um movimento que visa despertar, estimular e mobilizar, em especial junto das novas gerações, o espírito empreendedor, a criatividade e a iniciativa. No reconhecimento, aliás cada vez mais amplo, de que são peças-chave do progresso dos países, e não apenas no domínio económico.

Num tempo em que o conceito de emprego para a vida se torna cada vez mais obsoleto e em que o funcionamento dos mercados e das relações de trabalho se alteram profundamente, o empreendedorismo ganha novas razões para se desenvolver e frutificar.

Assistimos, em Portugal, a uma vontade crescente de assumir riscos e encetar projectos empresariais próprios, também como forma de atingir um maior grau de autonomia e de realização pessoal. E reflectindo, de resto, uma melhoria das condições de contexto para as iniciativas e actividades empreendedoras.

Temos, no entanto, vários desafios para vencer:

Primeiro, combater a nossa tendência psicológica para o conformismo e a resignação. Ainda poucos trocam a previsível estabilidade de um emprego, ainda que mal remunerado, pela iniciativa própria com hipótese de maiores compensações. Há, por isso, que estimular a ousadia e a ambição, assim como as capacidades de compreensão e controlo dos riscos.

Segundo, é preciso aliviar a pressão social que recai sobre os empreendedores. Refiro-me, especialmente, ao estigma do insucesso. Precisamos de aceitar que o fracasso é, muitas vezes, parte integrante do processo de aprendizagem necessário para chegar ao sucesso.

Finalmente, e porque, em geral, não se nasce empreendedor, há que despertar essa atitude nos mais jovens e, mais do que isso, dar-lhes formação para desenvolver, desde cedo, e também ao longo da vida, as necessárias competências.

Esta Semana Global do Empreendedorismo que agora se inicia é uma iniciativa que abrange milhões de jovens e que decorre, em simultâneo, em mais de 50 países. Todos eles cientes, cada vez mais, do poder transformador das ideias inovadoras e da sua aplicação em modelos de negócio e criação de valor. Trata-se de uma excelente oportunidade para enaltecer valores tão importantes como a auto-confiança, a perseverança e a vontade de construir e de vencer, valores esses que, também pela minha parte, tenho procurado promover junto dos jovens portugueses.

Felicito as entidades organizadoras pelo conjunto das actividades do programa que terá lugar entre nós. Desejo que tenham o maior sucesso. Estou certo de que contribuirão para um Portugal mais confiante e mais empreendedor.

Aníbal Cavaco Silva"
 

17.11.2008

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.