Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

MENSAGENS

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Presidente da República envia mensagem ao Presidente dos Estados Unidos da América, a propósito do 11 de Setembro

Senhor Presidente,

No momento em que se assinalam 5 anos desde os atentados que vitimaram os Estados Unidos da América, quero, Senhor Presidente, assegurar-lhe, em meu nome pessoal e do Povo português, os nossos sentimentos de profunda solidariedade com o povo norte-americano perante a recordação dolorosa daqueles acontecimentos.

Os atentados ocorridos nos Estados Unidos da América vieram despertar a consciência mundial para um novo fenómeno: o terrorismo à escala planetária. Desde então, aprendemos dramaticamente que a segurança é a torre gémea da liberdade. A segurança e a liberdade são valores indissociáveis. Se não vivermos em segurança, deixaremos de ter condições para desfrutarmos da liberdade que só a democracia confere. De igual modo, só em liberdade poderemos dar valor à segurança, quando esta é colocada ao serviço dos cidadãos e não contende com os seus direitos e garantias fundamentais.

Os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 obrigam a uma reflexão colectiva - que a todos interpela e para a qual todos são chamados - sobre a necessidade de encontrar novas formas de equilíbrio entre os dois princípios fundamentais do Estado de direito democrático: a liberdade e a segurança. Estou certo de que seremos capazes de vencer esta batalha contra a ameaça do terrorismo global, valorizando, simultaneamente, o património de princípios e valores que fundam o regime democrático. Acolhendo o pluralismo de ideias, mas recusando com firmeza todas e quaisquer formas de totalitarismo e de fundamentalismo, a democracia sempre acabará por triunfar. Recordamos, assim, as vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001 - e, bem assim, todas as vítimas do terrorismo - como os primeiros combatentes de uma luta pela liberdade na qual todos nos devemos empenhar.

Peço a Vossa Excelência, Senhor Presidente, que aceite os protestos da minha mais alta consideração e estima pessoal.

Aníbal Cavaco Silva

11.09.2006

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.