Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

ATUALIDADE

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Esclarecimento da Presidência da República

A Presidência da República procede ao seguinte esclarecimento:

1. Durante a campanha eleitoral para a Presidência da República, foram veiculadas informações e tecidos comentários sobre a gestão financeira e patrimonial dos serviços dependentes deste órgão de soberania que são destituídos de fundamento e não correspondem à verdade.

2. A Presidência da República entendeu não dever proceder, de imediato, ao esclarecimento das questões suscitadas, por considerar não ser oportuno fazê-lo no decurso da campanha eleitoral.

3. Nestes termos, importa recordar que, recentemente, foi realizada uma Auditoria Financeira do Tribunal de Contas à Presidência da República. Em resultado da Auditoria efectuada, o Tribunal de Contas emitiu um Relatório sobre a mesma, com um juízo favorável sobre a conta de gerência de 2014 – aquela sobre que incidiu a referida Auditoria – e considerou que, «no cômputo global, o sistema de controlo interno apresenta um “Bom” grau de eficácia na prevenção e detecção de erros e irregularidades, conforme comprovam as situações antes elencadas e as medidas adotadas».

4. Tendo sido a primeira vez, na história da Presidência da República, que os serviços de apoio ao Chefe do Estado foram auditados pelo Tribunal de Contas, o Relatório desta entidade foi oportunamente divulgado na página oficial da Presidência da República na Internet, por uma questão de transparência perante os Portugueses.

5. Ao contrário do que chegou a ser veiculado recentemente, a Presidência da República recorre sempre aos procedimentos legalmente previstos. Em função da natureza e da dimensão da despesa, utiliza quer o ajuste direto quer o concurso público.
Com efeito, iniciativas de maior dimensão – como a reabilitação do Palácio da Cidadela, em Cascais, ou do Jardim da Cascata, no Palácio de Belém – resultaram de contratação efetuada mediante concurso público, sempre no cumprimento da lei.

6. Assim – e para cabal esclarecimento da opinião pública, dos cidadãos e dos órgãos de comunicação social –, a Presidência da República decide relembrar a publicitação do Relatório resultante da Auditoria Financeira realizada pelo Tribunal de Contas à sua conta de gerência, documento que pode ser consultado, na íntegra, no endereço eletrónico https://anibalcavacosilva.arquivo.presidencia.pt/archive/doc/Relatorio-Auditoria-PR-2014.pdf e cujas recomendações estão a ser cumpridas nos prazos referidos naquele Relatório.

27.01.2016

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.