Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Instituto dos Pupilos do Exército por ocasião do seu 100º aniversário
Visita ao Instituto dos Pupilos do Exército por ocasião do seu 100º aniversário
Lisboa, 25 de maio de 2011 ler mais: Visita ao Instituto dos Pupilos do Exército por ocasião do seu 100º aniversário

ÚLTIMAS VISITAS

Todas as visitas

Apresentação do Colégio Militar

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Armas do Colégio MilitarO Colégio Militar é uma Escola Pública, dependente do Ministério da Defesa Nacional e à responsabilidade do Exército, ministrando os cursos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, destinados a filhos de militares e civis, em regime de internato e externato, assegurando também a sua formação militar de base.

O Colégio Militar foi fundado no ano de 1803 em Oeiras, com o nome de Colégio de Educação do Regimento de Artilharia da Corte, no quartel da Feitoria, pelo então Coronel Teixeira Rebelo, comandante daquela unidade militar sedeada nas proximidades da fortaleza de S. Julião. Em 1814, o Colégio é transferido para o edifício do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, na Luz, com a designação de Real Colégio Militar. Entretanto, e respondendo às várias reformas educativas e militares de dois séculos de História, instala-se ainda no Convento de Rilhafoles, novamente na Luz e, posteriormente, no Convento de Mafra. Finalmente, em 1873, o Colégio Militar instalou-se pela terceira vez no edifício da Luz, onde ainda hoje se conserva.

O Colégio Militar foi a escola inicial de insignes individualidades nacionais, nas mais diversas áreas, desde logo na militar, mas também na política, ciências, artes e desporto, entre outras.

O Estandarte Nacional do Colégio Militar, é o mais condecorado do Exército Português, ostentando as mais importantes condecorações nacionais e estrangeiras. A sua divisa “UM POR TODOS, TODOS POR UM” representa sinteticamente a tradicional camaradagem e solidariedade que une todos os Alunos e ex-Alunos do Colégio Militar.

 

© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa

Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.