PESQUISAR
Nuno Ferreira de Lima, Portugal
Fernandes Rei, Portugal
Ao iniciar esta Visita de Estado a Moçambique, a convite do Presidente Armando Guebuza, quero, em primeiro lugar, dirigir uma saudação amiga e calorosa a todos os Moçambicanos.
É com grande emoção e profundo afecto que regresso a uma terra a que, eu e a minha mulher, estamos fortemente ligados, de que muito gostamos e onde temos amigos que muito prezamos.
Sublinho o excelente relacionamento político e as estreitas relações de amizade e de cooperação existentes entre os nossos dois países.
Felicito Moçambique e os Moçambicanos pelos êxitos alcançados com a consolidação da paz, da reconciliação nacional e da democracia, bem como com a firme aposta no progresso económico e social do país.
Expresso a solidariedade do povo português às vítimas das intempéries que têm atingido Moçambique e quero garantir a todos que poderão contar com a ajuda e o empenho de Portugal e dos Portugueses para vencer as dificuldades e para responder aos desafios colocados pelos novos tempos.
Estamos unidos por laços de afecto e de proximidade histórica e cultural muito particulares, partilhamos um importante património com outros seis Estados soberanos, que é o da língua portuguesa, e queremos potenciar ainda mais esta vantagem estratégica, cada vez mais reconhecida a nível global.
Estou empenhado, tal como as delegações que me acompanham, em contribuir para um novo ciclo de cooperação económica e empresarial entre os dois países.
E tudo faremos para que este momento fique assinalado como um marco nas relações entre os dois Países e no caminho que Moçambique está a percorrer face a esse grande desafio que é o do desenvolvimento e da melhoria das condições de vida das suas gentes.
Aníbal Cavaco Silva
© 2008 Presidência da República Portuguesa