Bem-vindo à Página da Visita de Estado a Moçambique

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 

VÍDEO EM DESTAQUE

Mensagem do Presidente da República no início da Visita a Moçambique
Maputo, Moçambique
24.03.2008

AS SUAS MENSAGENS

O Senhor Presidente e mulher têm boas recordações de Moçambique, têm-no dito nesta visita e quiseram voltar aos locais que os marcaram! Que segredos guarda aquela terra cálida que enche a memória de tanta gente?

Lourenço Silva Patrício, Portugal

A distância não pode separar Portugal de Moçambique. A história vivida deve uni-los! Como diz o nosso Presidente há que reforçar o investimento português naquele país.

Luísa Baptista, Portugal

GALERIA DE IMAGENS

Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (1)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (2)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (3)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (4)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (5)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (6)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (7)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (8)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (9)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (10)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (11)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (12)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (13)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (14)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (15)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (16)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (17)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (18)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (19)
Presidente da República visitou a Ilha de Moçambique (20)

Moçambique Hoje

Situado na costa oriental da África Austral, Moçambique, de nome oficial República de Moçambique, tem a sua capital em Maputo.

Estendendo-se por uma área com mais de 800.000 Km2, limitado a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, Moçambique faz fronteira a norte com a Tanzânia, Zâmbia e Malawi, a oeste pelo Zimbabué e Suazilândia e a sul e oeste pela África do Sul. O território encontra-se dividido em 10 províncias (Cabo Delgado, Gaza, Inhambane, Manica, Maputo, Nampula, Niassa, Sofala, Tete e Zambézia) e a cidade capital (Maputo). As províncias estão, por sua vez, divididas em 128 Distritos. A sua população está estimada em cerca de 20 milhões de habitantes.

Independente desde 25 de Junho de 1975, está politicamente assente numa república presidencialista, multipartidária, revista pela constituição de 30 de Novembro de 1990, tem eleições a cada 5 anos, em resultado das quais o governo é nomeado pelo partido político com a maioria parlamentar.

Armando Emílio Guebuza é o actual Presidente da República e Chefe de Estado. Luísa Dias Diogo é a Primeira-Ministra. A moeda oficial é o Novo Metical (desde 1 de Junho de 2006) e a língua oficial o Português.

Com quase metade do seu território com enorme potencial para a agricultura, onde se destaca a cana-de-açúcar, a castanha de cajú, a mandioca e o algodão, com uma enorme costa, não é de estranhar que o camarão seja um dos principais produtos de exportação. Na indústria, destaca-se a produção de tabaco e cerveja.

Com uma taxa de inflação de 7%, e uma taxa de crescimento de 7,9%, Moçambique teve em 2007 um PNB de 6.444 milhões de Euros.

O turismo tem sido uma das áreas que, nos últimos anos, tem tido um maior crescimento, potenciado pelo seu clima, as belas praias e os locais para mergulho e pesca desportiva ao longo dos seus 2.000 km de costa. Os parques e reservas naturais, no interior do país, onde se destaca o da Gorongosa, são também muito procurados pelos turistas.

Com um clima tropical, varia ao longo do território entre tropical húmido, ao norte e no centro, e tropical seco, a sul. Nas estações secas, a temperatura varia em Maputo entre os 13 e os 24º, e entre os 22 e os 32º na estação das chuvas (Outubro a Abril).


Fonte: Portal do Governo Moçambicano

 

Imprimir

© 2008 Presidência da República Portuguesa